Porque foi elaborada a Bncc?

Porque foi elaborada a Bncc?

O documento foi criado para que todas as escolas tenham um padrão mínimo de instrução, e o esperado é que essa padronização aumente a qualidade do ensino no país, especialmente na esfera pública.

O que é a Bncc e qual seu objetivo?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes ...

Quando foi criada a nova Bncc?

Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.

Quantas versões tem a Bncc?

Três versões, duas criadas durante o Governo Dilma e a terceira criada e sancionada durante o Governo Temer. Explicação: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) teve três versões até ser sancionada pelo Governo Temer.

Quais são as leis que embasam a Bncc?

Com base nesses marcos constitucionais, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), no inciso IV de seu Artigo 9º, afirma que cabe à União estabelecer, em colaboração com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, competências e diretrizes para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio ...

Quais os fundamentos pedagógicos do currículo Paulista?

Além das competências gerais da BNCC, o Currículo Paulista contempla currículos e orientações curriculares das redes públicas e privadas. Outro fundamento pedagógico do currículo é o compromisso com a alfabetização, o letramento e os (multi)letramentos em todas as áreas de conhecimento.

Como se constitui a estrutura da Bncc?

Na etapa de ensino fundamental, a BNCC está organizada em cinco áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Ensino Religioso. As áreas do conhecimentos, por sua vez, dividem-se em componentes curriculares, que guardam as especificidades dos saberes próprios que os constituem.

Como se organizam os componentes curriculares?

Os componentes curriculares são organizados em Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).