Qual a finalidade do Código de Nuremberg?

Qual a finalidade do Código de Nuremberg?

O Código de Nuremberg possui dez princípios básicos e determina as normas do Consentimento informado e da ilegalidade da coerção; regulamenta a experimentação científica; e defende a beneficência como um dos fatores justificáveis sobre os participantes dos experimentos.

Quando foi criado o Código de Nuremberg?

Em 19 de agosto de 1947 divulgou as sentenças, além de um documento que ficou conhecido como Código de Nuremberg. ... Este documento tornou-se um marco na história da humanidade: pela primeira vez, estabeleceu-se recomendação internacional sobre os aspectos éticos envolvidos na pesquisa em seres humanos.

O que é o Código de Nuremberg selecione uma alternativa à É um código que contém um conjunto de dez princípios éticos que regem a pesquisa com os seres humanos B é o código que estabeleceu a criação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa C é o código que estabeleceu a criação dos Comitês de Ética em Pesquisa D e um código que contém?

É um código que contém um conjunto de doze princípios éticos que regem a pesquisa com animais. ... É um código que proibiu todo o tipo de pesquisa em seres humanos e animais.

O que é o Conep sua função e seus princípios éticos?

O CONEP é a instância colegiada e vinculada ao Conselho Estadual de Pesquisa, e sua função é examinar os aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos. Seus princípios éticos são a autonomia coletiva, o consentimento esclarecido, a privacidade, a confidencialidade e os benefícios da pesquisa.

O que é a ética em pesquisa?

Ética em Pesquisa: Introdução. A ética pode ser definida como a “ciência do ethos” e está relacionada ao comportamento humano. A palavra grega ethos na pluralidade de seus conceitos pode também significar o 'conjunto de hábitos ou costumes fundamentais' de determinadas sociedades.

O que é a resolução 466 de 2012?

Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos e revoga as Resoluções CNS nos. 196/96, 303/2000 e 404/2008. Aprova as diretrizes e normas de pesquisas envolvendo seres humanos e revoga as Resoluções CNS nos.

Como referenciar a resolução 466 de 2012?

e (Brasil, 2013. Resolução466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 13 jun.

Por que é importante a ética na pesquisa?

A pesquisa científica é a base de quase todo o conhecimento humano. É justamente para tentar evitar resultados deste tipo que a reflexão ética se impõe como necessidade nas instituições ligadas à ciência. ...

Quais são os princípios éticos na tradição do confucionismo?

Os princípios éticos na tradição do confucionismo envolviam a humanidade, a justiça, os rituais, o conhecimento e a integridade. Em que existem alguns debates a respeito dos estudos do confucionismo, em que alguns dizem corresponder a uma religião e outros classificam como um sistema filosófico ético e moral.

Quais as principais ideias do confucionismo?

Os principais ideais do Confucionismo partem da noção de humanidade. Todos os seres humanos são vistos como bondosos e todas as posições políticas e sociais devem estar de acordo esse temperamento humano. Os representantes políticos são os "pais do povo" e devem obedecer a autoridade celestial.

Quais os valores defendidos pelo confucionismo?

O valor ao estudo, à disciplina, à ordem, à consciência política e ao trabalho são temas que o confucionismo introjetou de maneira definitiva na vida da civilização chinesa da antiguidade aos dias de hoje. Note-se que, ao contrário do que muitos afirmam, o confucionismo não se trata de uma religião.

Quais as principais características do taoísmo?

O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. ... O Tao é o principal conceito do Taoísmo.

O que defende o taoísmo e quais os seus objetivos?

O Taoismo é uma filosofia de vida e uma religião chinesa milenar, na qual o ser humano deve viver em harmonia com a natureza, pois faz parte dela. Dessa forma acredita que, quando tomamos a natureza como referência em nossas vidas, atingimos o equilíbrio, ou o “Tao”.

Quais as características da filosofia da China?

Se caracteriza pelo aspecto prático, procurando orientar o ser humano sobre como se portar com harmonia em sua vida cotidiana, em oposição à especulação teórica pura típica da filosofia grega. ...

Quais são os rituais do taoísmo?

Rituais do taoismo Alquimia para curar males físicos; Necromancia para antecipar o futuro; ... Outros tipos de rituais são realizados a depender da doutrina religiosa. As práticas da meditação, leitura de textos sagrados, da sorte e adivinhação e a prática de feng shui também são promovidas.

Mais tópicos