Quais são os 5 principais paralelos da Terra *?

Quais são os 5 principais paralelos da Terra *?

É também chamada de paralelo por se tratar de linhas imaginárias traçadas paralelamente ao equador. Os principais paralelos são: o círculo polar ártico, o círculo polar antártico, o trópico de câncer e o trópico de capricórnio. Não pare agora...

Qual é o nome do principal meridiano da Terra?

de Greenwich

Qual o nome do meridiano oposto ao de Greenwich?

O antimeridiano de Greenwich (longitude 0 grau) é o meridiano de 180 graus, que coincide fugazmente com a Linha Internacional de Data.

Quais são os dois continentes que o meridiano de Greenwich passa?

O Meridiano de Greenwich atravessa três continentes (Europa, África e Antártida) e oito países (na Europa: Reino Unido, França e Espanha; e na África: Argélia, Mali, Burkina Faso, Togo e Gana).

Onde fica a linha internacional de mudança de data?

A Linha Internacional de Data (LID) – também conhecida como linha internacional de mudança de data – é um traçado imaginário no Oceano Pacífico, mais precisamente na região que separa o continente americano da Oceania e da Ásia. Costuma ser conhecida por ser o antimeridiano de Greenwich.

Por que a Linha do Equador tem esse nome?

Mas por que a Linha do Equador recebeu esse nome? “Equador” vem da expressão em latim Equatore, que significa “equilíbrio” ou “igualdade”, ou seja, a divisão por igual entre dois dos quatro hemisférios terrestres.

Como é chamada a distância entre um ponto da superfície terrestre e o meridiano de Greenwich?

A longitude é a distância em graus, de qualquer ponto da superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich (0º). A longitude varia de O a 180 graus, nos hemisférios leste e oeste, sendo que o meridiano 180° é o antimeridiano de Greenwich e, portanto, o limite entre os dois hemisférios.