O que é uma armadura positiva?

O que é uma armadura positiva?

Armadura positiva : também chamada de positivo, é a armadura situada na parte inferior das lajes e vigas, responsável por resistir à tração proveniente dos momentos negativos; ... Armadura transversal : peças paralelas, dispostas no sentido da menor dimensão do elemento estrutural.

O que é armação positiva e negativa?

Na armação de lajes e vigas sempre ouvimos os termos “armação positiva” e “armação negativa” e, como regra, a positiva fica embaixo e a negativa fica na parte de cima respectivamente. ... Geralmente essas regiões são sobre as vigas, na passagem de uma laje para outra (exemplo: da laje L1 para a L2) e/ou nos bordos.

Para que serve o negativo da laje?

Ferragem posicionada na parte superior da laje. Sua função é fazer a ligação entre lajes e vigas proporcionando rigidez e monoliticidade ao conjunto dos elementos estruturais. Serve também para combater as fissuras, evitando assim sua oxidação, que leva a processos de corrosão.

O que é uma armadura passiva?

Já a armadura passiva é qualquer armadura que não seja usada para produzir forças de protensão, isto é, que não seja previamente alongada. A armadura do concreto armado comum, é um exemplo de armadura passiva.

O que são armadura passiva e ativa?

No concreto armado, a armadura não tem tensões iniciais. Por isso, é denominada armadura frouxa ou armadura passiva. No concreto protendido, pelo menos uma parte da armadura tem tensões previamente aplicadas, denominada armadura de protensão ou armadura ativa.

O que são armadura ativa?

A explicação mais elaborada vem da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata do tema na NBR 6118/2014, definindo a armadura ativa como aquela “constituída por barras, fios isolados ou cordoalhas, destinada à produção de forças de pro-tensão, isto é, na qual se aplica um pré-alongamento inicial”.

Por que o aço disposto dentro do concreto armado é chamado de armadura passiva?

A armadura do concreto armado é chamadaarmadura passiva”, o que significa que as tensões e deformações nela aplicadas devem-se exclusivamente aos carregamentos aplicados nas peças onde está inserida. ... Outro aspecto positivo é que o concreto protege o aço da oxidação (corrosão), garantindo a durabilidade do conjunto.

Quais são as principais vantagens e desvantagens do uso do concreto armado como material de construção?

O concreto armado tem uma elevada resistência à compressão em comparação aos outros materiais de construção. Devido à armação, esse material estrutural também pode suportar uma boa quantidade de esforços de tração. O custo de manutenção do concreto armado é muito baixo.

Quais as desvantagens da madeira como material de construção?

Desvantagens

  • Baixa resistência a pragas;
  • Pouca durabilidade;
  • Menor valor no mercado;
  • Mais propensa a bifurcações e tortuosidades;
  • Baixa resistência à umidade;
  • Não possui finalidades requintadas;
  • Algumas espécies apresentam odor forte e desagradável.

Quais as vantagens do uso de estruturas convencionais?

Vantagens:

  • Não há a necessidade de mão de obra especializada, gerando uma facilidade maior para encontra-la, assim como os materiais utilizados.
  • Maior possibilidade de mudanças futuras dos ambientes e capacidade de criar grandes vãos já que a alvenaria não possui função estrutural, realçando a estética.

O que é uma construção convencional?

Construção Convencional É o método construtivo mais adotado no Brasil para obras residenciais. Funciona como um “esqueleto” formado a partir da combinação de pilares, lajes e vigas. ... Todo o peso é absorvido pelo sistema pilares, lajes e vigas, e por isto pode-se dizer que as paredes não possuem função estrutural.

Qual é a diferença entre alvenaria estrutural e alvenaria de vedação?

A alvenaria de vedação é projetada para resistir basicamente a seu próprio peso. Já a alvenaria estrutural vai além, devendo resistir a outras cargas e ações. Os dois sistemas, no entanto, podem utilizar blocos de concreto ou cerâmicos.