Quais as indicações da sonda nasogástrica?

Quais as indicações da sonda nasogástrica?

A passagem de sonda nasogástrica é a inserção de uma sonda plástica ou de borracha, flexível, podendo ser curta ou longa, pela boca ou nariz, para: descomprimir o estômago e remover gás e líquidos; diagnosticar a motilidade intestinal; administrar medicamentos e alimentos; tratar uma obstrução ou um local com ...

Qual o objetivo da sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica é de grande utilidade no cuidado de pacientes que, porventura, apresentem problemas de deglutição ou não possam se alimentar por via oral, além de ser aplicada também com outras finalidades, como a preparação para cirurgias, e em procedimentos diagnósticos e terapêuticos.

Em que consiste a sondagem nasogástrica?

A sondagem nasogástrica consiste na introdução de uma sonda de calibre variado através do nariz até a cavidade gástrica. Esse procedimento tem por finalidade favorecer a alimentação, drenagem, coleta de material para exames e administração de medicação.

Como fazer uma dieta enteral artesanal?

Para o preparo da dieta enteral artesanal procedeu-se a higienização dos alimentos, como segue: ▪ Alimentos processados e embalados: higienização das embalagens com detergente neutro e auxílio de bucha, dos que permitiram tal procedimento. Desinfecção realizada com álcool etílico hidratado.

Como fazer nutrição enteral?

A nutrição enteral é administrada ao paciente por meio de uma sonda fina, que é um tubo fino, macio e flexível, posicionada via nasal/oral ou implantada no estômago, duodeno ou jejuno.

Como passar dieta?

Como elaborar uma dieta completa para seus pacientes

  1. Escute seu paciente. ...
  2. Calcule a quantidade de alimentos. ...
  3. Insira todos os grupos alimentares na dieta. ...
  4. Utilize ferramentas para criar uma dieta completa. ...
  5. Elabore um cardápio semanal equilibrado. ...
  6. Combine bem os alimentos para uma dieta completa. ...
  7. Deixe os alimentos gordurosos fora da dieta.

Quando indicar dieta enteral?

A nutrição enteral é usada quando é necessário administrar mais calorias e estas não conseguem ser supridas pela dieta habitual, ou quando alguma doença não permite o consumo das calorias por via oral.

Qual o objetivo da dieta pastosa?

A dieta pastosa tem consistência mole e, por isso, é indicada, principalmente, após cirurgias no sistema digestório, como gastroplastia ou cirurgia bariátrica, por exemplo. Além disso, essa dieta facilita todo o processo da digestão porque diminui o esforço do intestino para digerir os alimentos.