Como foi o barroco no Brasil?

Como foi o barroco no Brasil?

O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.

Quais as principais características da pintura barroca brasileira?

Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.

Quais os autores mais importantes do barroco no Brasil?

Principais Autores Barrocos do Brasil

  • Bento Teixeira (1561-1618)
  • Gregório de Matos (1633-1696)
  • Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711)
  • Frei Vicente de Salvador (1564-1636)
  • Frei Manuel da Santa Maria de Itaparica (1704-1768)

Qual a obra mais importante de Aleijadinho?

Os Doze Profetas

Que outras obras de Aleijadinho foram destaques?

10 principais obras de Aleijadinho

  1. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (em Congonhas) Veja também. ...
  2. Altar Nossa Senhora do Rosário. ...
  3. Igreja de São Francisco de Assis. ...
  4. Igreja N. ...
  5. Chafariz para o Hospício da Terra Santa. ...
  6. Chafariz do Alto da Cruz de Vila Rica. ...
  7. Chafariz para o Hospício da Terra Santa. ...
  8. Chafariz da Samaritana.

Quem foi Aleijadinho e quais suas principais obras?

O Aleijadinho tinha mais de sessenta anos quando, em Congonhas do Campo, realizou suas obras-primas: as estátuas em pedra-sabão dos 12 profetas (1800-1805), no adro da igreja, e as 66 figuras em cedro que compõem os passos da Via Crucis (1796), no espaço do santuário de Nosso Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Quais são as características das obras de Aleijadinho?

Sua obra mistura diversos estilos barrocos além de concentrar um estilo bastante singular. É possível salientar algumas características do estilo de Aleijadinho como: expressividade acentuada; queixo dividido; nariz proeminente, olhos amendoados e pupilas planas; boca entreaberta; braços curtos; entre outros.

Quais as características do rococó na arquitetura?

Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância.

Quais são as características da vida e obra de António Francisco de Lisboa?

Nasceu em Vila Rica, hoje Ouro Preto MG, por volta de 1730. Era filho natural de um mestre-de-obras português, Manuel Francisco Lisboa, um dos primeiros a atuar como arquiteto em Minas Gerais, e de uma escrava africana ou mestiça que se chamava Isabel.

Quais são os estilos das obras de Aleijadinho?

A obra de Aleijadinho mistura diversos estilos do barroco. Em suas esculturas estão presentes características do rococó e dos estilos clássico e gótico. Utilizou como material de suas obras de arte, principalmente a pedra-sabão, matéria-prima brasileira. A madeira também foi utilizada pelo artista.

Qual era o nome da doença de Aleijadinho?

Em 1777, quando contava 39 anos de idade, Aleijadinho foi vitimado pela doença que o deformou. Especula-se até os dias de hoje se essa doença era sífilis ou bouba (também conhecida como framboesia trópica), ou ainda reumatismo deformante ou lepra (como sugere o poema de Cecília Meireles).

Como Aleijadinho esculpia?

Aprendeu a esculpir e entalhar ainda criança, observando o trabalho de seu pai que esculpiu em madeira uma grande variedade de imagens religiosas, e de seu tio Antônio Francisco Pombal, importante entalhador de Vila Rica.

Qual é o estilo de arte de Aleijadinho?

Barroco

Por que o Aleijadinho tinha esse apelido?

Ganhou o apelido de Aleijadinho por volta dos 40 anos, quando passou a andar com dificuldade em conseqüência de doença degenerativa, que deformou e atrofiou seu corpo, desencadeando a perda progressiva do movimento dos dedos das mãos e dos pés.

Quais as dificuldades que Aleijadinho enfrentou em sua carreira?

Aos 40 anos de idade, o artista desenvolveu uma doença degenerativa nas articulações que o impossibilitou de possuir os movimentos nos pés e nas mãos, daí o apelido de aleijadinho. Não se sabe ao certo qual doença degenerativa causou esses sintomas, porém estudos apontam que era lepra.