Que significado tem a prática pedagógica para os professores?

Que significado tem a prática pedagógica para os professores?

Quando se fala em prática pedagógica, refere-se a algo além da prática didática, envolvendo: as circunstâncias da formação, os espaços-tempos escolares, as opções da organização do trabalho docente, as parcerias e expectativas do docente.

Qual a importância das práticas pedagógicas?

A Prática Pedagógica tem sua importância para a formação acadêmica, que articula entre a teoria e a prática na construção do currículo ampliado que segundo o Coletivo de Autores (1992, p. 28), é “capaz de dar conta de uma reflexão pedagógica ampliada [...]

Quais são os elementos conceituais do PPP?

Os elementos conceituais do PPP envolvem o projeto, o político e o pedagógico. O projeto se refere aos objetivos a serem percorridos pelas institições educacionais, ao passo que o político encontra-se relacionado a fomentar a conscientização política de todos os educandos.

Quais elementos estão presentes quando há organização e planejamento do trabalho pedagógico?

Trabalho pedagógico trata-se da forma de trabalho executado pelo corpo docente a fim de promover o melhor de desenvolvimento escolar. ... Dentre os elementos estão presentes quando há organização e planejamento do trabalho pedagógico, pode-se citar: didática; ação.

Como se organiza a educação brasileira?

A atual estrutura do sistema educacional regular no Brasil consiste na educação básica – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio – e a educação superior.

Quais são os documentos que norteiam a educação infantil?

Na intenção de verificarmos como a educação infantil vem sendo constituída no âmbito legal, analisamos os seguintes documentos: Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (1996), Plano Nacional de Educação – PNE (2001), Diretrizes Curriculares Nacionais para ...