Quais são os tipos de sapatas?

Quais são os tipos de sapatas?

Quais são os tipos de sapatas de fundação?

  1. Sapata Isolada. Elemento estrutural dimensionado para comportar a carga de um único pilar. ...
  2. Sapata Corrida. Opção estrutural para a fundação de elementos contínuos, como os muros. ...
  3. Sapata Associada. ...
  4. Sapata de Divisa.

Quando são utilizadas sapatas associadas e alavancadas?

Sapata associada É aquela comum a mais de um pilar. ... Esse tipo de fundação é dividido em sapata associada retangular, alavancada e trapezoidal. Tanto a retangular quanto a trapezoidal são sapatas geralmente utilizadas em divisas, quando o espaço é menor que a dimensão da mesma.

Qual a função do radier?

De simples execução e baixo custo, fundação radier é indicada para a construção de casas térreas e pequenos edifícios. O radier é um tipo de fundação superficial na qual toda a carga da edificação é transferida para uma laje maciça de concreto.

Qual é a espessura de um radier?

10 cm de espessura

Qual a diferença entre sapata corrida e radier?

O radier é uma estrutura contínua de concreto armado, em formato de laje, instalada sobre o solo. A sapata, isolada, é um bloco de concreto armado construído diretamente dentro de uma escavação, e pode ser contínua – acompanhar todo o comprimento da parede, em formato de vigas que sustentam o imóvel.

Qual a diferença entre viga baldrame e sapata corrida?

A principal diferença entre o baldrame e a sapata é que o baldrame é o tipo mais comum de fundação. Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala. ... A sapata corrida é contínua, isto é, percorre todo o comprimento da parede.

O que é radier estaqueado?

Radier Estaqueado é aquela fundação profunda em que todos os componentes individuais, como o bloco de coroamento (ou radier), as estacas e o solo circundante, são considerados na interação mútua para resistência aos esforços provenientes da superestrutura.

Quanto tempo leva para fazer a fundação de uma casa?

Com projeto na mão a fundação para casa térrea ou sobrado de aproximadamente 150 m2 deve ficar pronto no máximo em 30 dias, considerando períodos sem chuvas.

Como deve ser feita a fundação de um sobrado?

Fundações superficiais. Quando a profundidade de escavação é inferior a 3 m e o peso (carga) é leve. É o tipo de fundação utilizado na construção de casas, sobrados, etc. Possuem baixo custo de execução, devido ao menor consumo de material e por não ter a necessidade de maquinário para a realização das escavações.

Quanto tempo deve durar uma casa?

O tempo médio estimado é de 50 a 100 anos. Alguns podem durar mais de 60 anos sem apresentar qualquer problema. Mas, claro, isso depende de como ele é feito e quais materiais são usados, além de qual é a periodicidade de manutenção da construção.