Como ocorre a destruição das células beta pancreáticas?

Como ocorre a destruição das células beta pancreáticas?

O processo de destruição das células b pancreáticas, denominado insulite, ocorre pela agressão imunológica mediada por células linfocitárias, macrófagos e células "natural killer", sendo portanto um processo dependente da imunidade celular (Figura 1).

Qual a importância das ilhotas de Langerhans?

Ilhotas pancreáticas (ou Ilhotas de Langerhans) são um grupo especial de células do pâncreas que produzem insulina e glucagon, substâncias que agem como importantes reguladores do metabolismo de açúcar.

Qual a função do polipeptídeo pancreático?

O polipeptídeo pancreático (PP) é um polipeptídeo secretado pelas células PP no pâncreas endócrino. Ele consiste de 36 aminoácidos e tem um peso molecular de aproximadamente 4200 Da. O polipetídeo pancreático é um antagonista da colecistoquinina. Ele suprime a secreção pancreática e estimula a secreção gástrica.

O que é o pâncreas e qual sua função endócrina?

A função endócrina do pâncreas corresponde à sua capacidade de produzir insulina e glucagon, dois hormônios que garantem níveis adequados de açúcares no sangue. Esses hormônios são produzidos nas ilhotas de Langerhans, um grupo de células que possuem forma de esfera.

O que é sistema porta pancreático?

A designação de sistema porta hepático é atribuída à veia porta e suas tributárias. É o maior sistema porta do corpo e transporta o sangue dos órgãos abdominais para o fígado.

O que é ducto pancreático?

O duto pancreático (ou duto de Wirsung) é um duto ligando o pâncreas ao duto biliar comum para fornecer sucos pancreáticos que auxiliam a digestão fornecida pelo "pâncreas exócrino".

O que é o que é pâncreas?

Conhecido por produzir a insulina, o pâncreas é uma glândula com papéis importantes no sistema endócrino e no processo de digestão dos alimentos. É hora de conhecer as suas funções – e alguns problemas de saúde que podem acometê-lo.

Quando o pâncreas para de funcionar o que acontece?

A falha nesta produção acarreta má-digestão e, por consequência, má absorção de nutrientes. Algumas doenças fazem o pâncreas diminuir ou até perder sua capacidade de produzir as enzimas digestivas e hormônios. É o que os médicos chamam de Insuficiência do Pâncreas.

O que dar para o cachorro com pancreatite?

Tratamento de pancreatite canina Em alguns casos, os veterinários podem recomendar comida ou água por pelo menos 24 horas. Isso é feito para dar um descanso ao pâncreas. Um dos tratamentos mais comuns para pancreatite são os fluidos intravenosos para manter o equilíbrio normal de fluidos e eletrólitos.

O que pode causar pancreatite em cães?

Alimentação muito gordurosa de uma única vez, ou ainda uma dieta pouco balanceada e rica em gorduras, pode causar pancreatite. Outras condições que podem levar a pancreatite são: hipotireoidismo, medicamentos, diabetes, traumas, obesidade e neoplasias.

O que pode comer quando está com pancreatite?

Alimentos permitidos

  • Leite e iogurtes desnatados;
  • Queijos magros como minas, cottage e ricota;
  • Ovos cozidos;
  • Arroz branco, macarrão brando;
  • Batata inglesa, especialmente na forma de purê;
  • Carnes magras como peixe e frango sem pele;
  • Legumes cozidos como abóbora, chuchu, cenoura, beterraba, abobrinha refogada;