Qual é o mecanismo de ação da digoxina?

Qual é o mecanismo de ação da digoxina?

Digoxina: mecanismo de ação O mecanismo de ação primário dos digitálicos é inibir a enzima Na-K adenosina trifosfato (ATPase) das células miocárdicas. O aumento do Na intracelular leva a uma elevação da troca de Na por Ca, aumentando finalmente as concentrações de Ca dentro do miócito.

Que droga já estudada possui efeito Inotrópico positivo?

A dopamina possui efeito inotropico e cronotropico positivo sendo mais inotrópica que cronotrópica (FANTONI; MASTROCINQUE, 2002). Epinefrina (adrenalina) é o protótipo dos agentes simpatomiméticos de ação direta, pois ativa todos os subtipos de receptores adrenérgicos.

Como o sistema renina-angiotensina controla a pressão arterial?

O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial. Para não ter dúvidas, acesse essa aula sobre a Fórmula Básica da Regulação da Pressão Arterial.

Como ocorre a liberação da renina?

Ocorrendo o estímulo para a liberação da renina, os grânulos de estocagem migram em direção a membrana plasmática, onde são liberados por processo de exocitose. Existe uma liberação basal ou constitutiva de renina. A liberação de renina ocorre na luz vascular e possivelmente no interstício renal.

Onde é produzida a angiotensina 2?

O angiotensinogênio é uma α2-glicoproteína plasmática, encontrada nos tecidos e na circulação sanguínea. É sintetizado, especialmente, no fígado e secretado para a circulação.

O que faz a angiotensina 2?

A angiotensina II é um importante peptídeo do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). Esse peptídeo tem um papel importante na regulação da pressão sanguínea e homeostase dos fluidos corporais.

O que estimula a secreção de aldosterona?

Concentrações elevadas de potássio estimulam a secreção de aldosterona por promover a despolarização das células da glomerulosa, com consequente fosforilação de proteínas que resultam em uma maior secreção do hormônio. Como resultado, uma maior carga de potássio passará a ser excretada na urina.