Quais são as cláusulas especiais de compra e venda?

Quais são as cláusulas especiais de compra e venda?

O contrato de compra e venda pode constar algumas cláusulas especiais, constituindo obrigações ou efeitos diversos do simples contrato de compra e venda. São elas o pacto de melhor comprador; a retrovenda; a venda a contento; a venda sujeita a prova e a preempção ou cláusula de preferência.

O que é a cláusula especial de venda a contento no contrato de compra e venda?

A cláusula que a institui é denominada ad gustum. A venda feita a contento do comprador entende-se realizada sob condição suspensiva, ainda que a coisa lhe tenha sido entregue; e não se reputará perfeita, enquanto o adquirente não manifestar seu agrado.

O que é a venda a contento?

A venda a contento seria a venda que se aperfeiçoa somente com uma resposta positiva, ou a presunção da aceitação, do comprador.

O que quer dizer a palavra evicção?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é reserva de domínio em um contrato?

É aquela cuja posse é transmitida ao comprador após o pagamento integral do preço. O comprador possui tão somente a posse da coisa, continuando o domínio reservado ao vendedor até o pagamento integral do preço da coisa ou bem objeto do contrato. ...

O que é operação de venda com reserva de domínio?

A venda com reserva de domínio está prevista no Código Civil, Lei e, por esta modalidade, o vendedor de coisa móvel pode reservar para si a propriedade do bem até que o preço esteja integralmente pago pelo comprador.

O que é reserva de domínio de um veículo?

Na Reserva de Domínio, o financiamento ocorre de diretamente entre vendedor e comprador, sem envolver banco ou instituição financeira. ... Dessa forma, enquanto perdurarem as parcelas de pagamento, o comprador deterá a posse sobre o veículo, mas o seu domínio continuará sendo do vendedor.

O que significa com reserva?

substantivo feminino Ato ou efeito de reservar, pôr à parte para usar posteriormente. Coisa reservada: reserva de dinheiro. Compra antecipada de acomodações em hotéis, passagens etc. [Figurado] Discrição, prudência no dizer ou fazer algo: falar com reserva.

Como retirar restrição tributária Intransf Lei Compl 53 p Def?

Para da baixa dessa restrição basta o proprietário pedir a baixa no documento pelo Ciretran ou Detran da cidade dele, ou então solicitar para um despachante. A Receita Federal do Brasil faz isso para que não vire um mercado paralelo de venda de carros, para que as pessoas não se aproveite desses descontos.

O que é domínio da propriedade?

A propriedade, portanto, é a titularidade formal de um bem. ... Enquanto o domínio seria o vínculo material de submissão direto e imediato de uma coisa ao poder do seu titular através do exercício das faculdades de usar, gozar ou fruir, dispor e reaver.

Quem é o titular do domínio útil?

O PROPRIETÁRIO DO IMÓVEL QUE DETÉM A PROPRIEDADE IMOBILIÁRIA REGISTRADA NO CARTÓRIO. TITULAR DO DOMÍNIO ÚTIL.

O que é ação de reconhecimento de domínio?

557 do CPC/2015), ao proibir, na pendência de demanda possessória, a propositura de ação de reconhecimento do domínio, apenas pode ser compreendido como uma forma de se manter restrito o objeto da demanda possessória ao exame da posse, não permitindo que se amplie o objeto da possessória para o fim de se obter sentença ...