É permitido concordância nominal?

É permitido concordância nominal?

e) As palavras: proibido, necessário, permitido, bom, quando precedidas de artigo, o adjetivo concordará em gênero com o substantivo: A entrada é proibida. A apresentação da carteira é necessária. ... Entretanto, se o substantivo tiver sentido genérico, o adjetivo permanece invariável.

Que bonita pintura e poema?

Quando há mais do que um substantivo, o adjetivo deve concordar com aquele que está mais próximo. Exemplo: Que bonita pintura e poema! Mas, se os substantivos forem nomes próprios, o adjetivo deve ficar no plural.

Qual a diferença entre a concordância verbal e nominal?

O caso da concordância verbal diz respeito ao verbo em relação ao sujeito, o primeiro deve concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª, 3ª) com o segundo. Já a concordância nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo.

O que é uma flexão nominal?

Flexão nominal é o estudo do gênero e número dos substantivos, adjetivos, numerais e pronomes. Essencialmente é o estudo do plural e gêneros dos nomes. FLEXÃO NOMINAL DE GÊNERO: ... Os substantivos femininos são precedidos pelo artigo “a”.

Como identificar o verbo em uma frase?

Um verbo é uma palavra que indica acontecimentos representados no tempo, como uma ação, um estado, um processo ou um fenômeno....Flexão em pessoa:

  1. ª (quem fala: eu e nós);
  2. ª (com quem se fala: tu e vós);
  3. ª (de quem se fala: ele e eles).

O que é um verbo na frase?

Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.