O que é o laicismo?

O que é o laicismo?

O laicismo é uma doutrina que defende que a religião não deve ter influência nos assuntos de Estado. Essa ideia foi responsável pela separação moderna entre a Igreja e o Estado e ganhou força com a Revolução Francesa (1789-1799).

Qual é a diferença entre Estado laico e Estado religioso?

Quando analisamos o Estado e suas relações com as diferentes religiões e credos, podemos classificá-lo como laico ou religioso. Estado Laico: Nesse conceito está prevista a neutralidade em matéria confessional, ou seja, não se adota nenhuma religião como oficial e mantém-se equidistância entre os cultos.

O que é ser laico?

adjetivo Característica do que ou daquele que não faz parte do clero; que não pertence a instituição ou ordem religiosa: empresa laica; escola laica; Estado laico. Que não aceita ou recebe influência religiosa; que se opõe ao que é eclesiástico; secular. Que se refere ao mundo ordinário, à vida civil.

O que significa a liberdade religiosa?

E O QUE É LIBERDADE RELIGIOSA? De modo simplificado, a liberdade religiosa é a liberdade de professar qualquer religião, de realizar os cultos ou tradições referentes a essas crenças, de manifestar-se, em sua vida pessoal, conforme seus preceitos e poder viver de acordo com essas crenças.

Como deve ser o ensino religioso nas escolas?

De acordo com a lei, a disciplina deve ser oferecida dentro “dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo”.

Para que serve o ensino religioso nas escolas?

Aprendizado para a vida O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.

O que é conteúdo na Bncc?

O conteúdo aborda a relação das crianças com objetos e pessoas como forma de enriquecer o repertório de conhecimento na Educação Infantil. Conviver com outras crianças e adultos de modo a respeitar a diversidade e ampliar o conhecimento de si e do outro é uma das vivências indicadas pela BNCC.

O que é importante aprender na educação infantil?

É na educação infantil que as crianças começam a aprender a apreciação e a expressão artística, ambas muito importantes para o desenvolvimento psicológico, motor e social. Várias escolas incluem aulas de música, dança e artes visuais em seu currículo, o que aumenta o repertório cultural dos pequenos.