Qual é a função da Bureta?

Qual é a função da Bureta?

A bureta é um instrumento de laboratório de formato cilíndrico e estreito. Sua função é realizar dosagens exatas de soluções em outros recipientes, como um béquer ou erlenmeyer, por exemplo. Ao longo de seu corpo a bureta apresenta graduações e na parte inferior uma torneira, de vidro ou polietileno.

Como usar uma pipeta?

Padronize a pipetagem: Aperte o botão até o primeiro estágio, mergulhe a ponteira no líquido e aspire-o, soltando o botão. Remova a pipeta do líquido e aperte o botão até o segundo estágio, garantindo a dispensação total do conteúdo. Padronizar resulta em precisão e exatidão melhores.

Quais os cuidados que devem ser tomados ao manusear uma pipeta automática?

Jamais pipete com a boca – utilize sempre um dispositivo para auxiliá-lo. Utilize pipetas limpas e secas. Utilize pipetas com volume total o mais próximo possível do volume a ser medido. O fluxo do líquido deve ser contínuo (tanto na aspiração, quanto na dispensação).

O que se deve evitar ao manipular a micropipeta?

Use ponteiras com filtro ou ponteiras de deslocamento positivo para evitar que o aerossol da amostra não passe para o corpo da micropipeta e contamine a próxima amostra. Se suspeitar de contaminação da micropipeta, autoclave ou limpe o equipamento de acordo com as instruções do fabricante.

É possível transferir um volume tão pequeno quanto 10-6 l com o auxílio de uma micropipeta automática?

É possível transferir um volume tão pequeno quanto 10-6 L com o auxílio de uma micropipeta automática. II. Algumas vidrarias possibilitam a medida do volume com maior precisão e exatidão do que outras.

Quais são os tipos de pipetas automáticas que podem ser encontradas no laboratório clínico?

Tipos de pipetas

  1. Pipeta pasteur. São bastante comuns em laboratórios. ...
  2. Pipeta volumétrica. São muito utilizadas quando é necessária uma quantidade muito precisa de líquidos.
  3. Pipeta graduada. ...
  4. Micropipeta monocanal. ...
  5. Micropipeta multicanal. ...
  6. Micropipeta digital.

Como guardar micropipetas?

Segure livremente a micropipeta, e guarde-a enquanto não estiver utilizando. O calor do corpo transferido durante a pipetagem altera o equilíbrio de temperatura, que pode levar a variações de volume.

Como ajustar micropipeta?

Em alguns modelos de micropipetas, o ajuste de volume é feito no próprio botão de pipetagem. Encaixe uma ponteira para micropipeta na extremidade inferior da com movimento de rotação. Se forem necessárias condições estéreis, evite que a ponteira da micropipeta toque em qualquer local ou objeto.

Como calibrar uma micropipeta?

Para fazer a calibração, basta colocar água destilada em um frasco de Erlenmeyer, deixando descansar por alguns minutos e medindo a temperatura da água em seguida. Depois, coloque uma proveta na balança analítica para medição, com uma previsão de erro de um décimo de miligrama.

Quais as vidrarias mais precisas para medidas de volumes?

Quanto às vidrarias utilizadas para medir volumes, podemos utilizar a proveta, a bureta ou as pipetas graduadas e volumétricas. Dentre essas, as pipetas volumétricas são as que conseguem maior precisão na medição, embora o volume seja fixo. Portanto, a vidraria de medida de volume mais precisa é a pipeta volumétrica.

Como achar o erro?

Etapas de cálculo de erro percentual Subtraia um valor de outro. A ordem não importa se você está descartando o sinal (tomando o valor absoluto. Subtraia o valor teórico do valor experimental se estiver mantendo os sinais negativos. Esse valor é o seu "erro".