O que é catarata secundária?

O que é catarata secundária?

O que é a catarata secundária? Em poucos casos, tempos após a cirurgia de catarata, a parte posterior da cápsula do cristalino, onde fica alojada a lente intraocular, torna-se opaca, causando visão turva novamente.

Para que serve a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata (ou operação de catarata) é um procedimento cirúrgico que visa o tratamento da catarata ocular. O único procedimento ou tratamento disponível para a catarata é a cirurgia.

Quando se deve fazer a cirurgia de catarata?

A regra é simples: a partir do momento em que a condição começa a atrapalhar e a gerar problemas de segurança e bem-estar, é hora de operar. Com isso, caso a catarata já esteja gerando dificuldade para dirigir, ler ou mesmo para andar pela casa à noite, o procedimento deve ser feito quanto antes.

O que pode dar errado na cirurgia de catarata?

Apesar de raros, podem ocorrer problemas após uma cirurgia de catarata – a exemplo do que acontece com qualquer outro procedimento cirúrgico. Infecção, sangramento, inflamação, visão dupla e aumento da pressão ocular são alguns dos possíveis efeitos indesejados do pós-operatório.

Como a catarata pode cegar?

“O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca progressivamente. Com o tempo, a visão vai piorando e pode chegar à cegueira”, afirma.

Quem tem catarata pode usar óculos?

Tratamento da catarata Lentes de óculos não são eficazes porque de toda forma a opacidade existente interferirá na acuidade visual. O procedimento cirúrgico pode ser indicado até mesmo para pacientes nos estágios iniciais da doença. Afinal, o problema tende a evoluir com o tempo.

Tem como refazer a cirurgia de catarata?

Em raros casos acontece a opacificação da Lente Intra Ocular propriamente. Nesses casos é necessário fazer uma nova cirurgia para troca de lentes. Essa cirurgia é uma cirurgia relativamente arriscada porque a lente opacificada tende a criar aderência dentro do olho dificultando a sua retirada.

Quem operou catarata pode operar novamente?

Uma dúvida muito comum dos pacientes é se a catarata pode voltar após o procedimento cirúrgico. A resposta é não. A lente intraocular possui vida útil centenária e uma vez colocada no olho, a doença não voltará mais.

Quanto tempo depois de uma cirurgia de catarata posso ter relação?

Verdade – É recomendado esperar 7 dias após a cirurgia para voltar a ter relações sexuais.

Pode fazer cirurgia de catarata nos dois olhos no mesmo dia?

Posso operar os dois olhos juntos? Não. De acordo com os especialistas, é indicado que a cirurgia da catarata aconteça um olho de cada vez. Normalmente com um intervalo de, no mínimo, 48 horas (2 dias).

Pode operar os dois olhos de uma vez?

Os dois olhos não são feitos ao mesmo tempo, mas sim um olho de cada vez. Primeiro faz um olho e, tudo corre bem, ou o segundo pode ser operado no mesmo dia se o paciente assim quiser.

Porque não pode cozinhar depois da cirurgia de catarata?

Não pode cozinhar após a cirurgia de catarata! Após a realização da operação de catarata, é muito importante evitar contato com temperaturas muito elevadas!