Quais são os três componentes da estrutura epidemiológica?

Quais são os três componentes da estrutura epidemiológica?

Geralmente a epidemiologia se debruça na história natural da doença, o nome dado ao conjunto de processos interativos de uma tríade de fatores: hospedeiro, o agente e ambiente. Para muitas doenças é importante adicionar um quarto fator.

O que chamamos de tríade epidemiológica?

A Tríade Epidemiológica é o modelo tradicional de causalidade das doenças transmissí- veis; nesse, a doença é o resultado da interação entre o agente, o hospedeiro suscetível e o ambiente (Figura 2.

O que quer dizer a palavra tríade?

1 Conjunto de três pessoas ou três coisas da mesma natureza; terno, trindade. 2 Mús Acorde de três sons. 3 Bot Conjunto de três órgãos ou de outras estruturas iguais.

Quais são as características do hospedeiro?

Resistência e susceptibilidade (resistência da espécie a uma doença- o homem é refratário a malária dos roedores); refratariedade ( maior ou menor resposta positiva do organismo); imunidade (produção de anticorpos ativa ou passiva, natural ou artificial).

O que é um indivíduo suscetível?

adjetivo Que sofre impressões ou alterações com facilidade; que pode ser alvo de agentes externos; passível: suscetível a mudança.

Quais são as formas de transmissão dos microrganismos?

1. Contato Direto - com a superfície corporal, com transferência do microrganismo entre o paciente infectado ou colonizado e o indivíduo suscetível. 2. Contato Indireto - através da transferência do microrganismo de um objeto contaminado ou ambiente para um indivíduo suscetível.