O que é miopatia rabdomiólise?

O que é miopatia rabdomiólise?

A rabdomiólise é uma síndrome grave que ocorre devido a uma lesão muscular direta ou indireta. É um resultado da morte das fibras musculares, que liberam seu conteúdo para a corrente sanguínea. Esse processo pode afetar principalmente os rins, que não conseguem remover os resíduos concentrados na urina.

O que é a fasciotomia?

Significado de Fasciotomia substantivo feminino [Medicina] Incisão cirúrgica em fáscia.

O que é mioglobina na urina?

A mioglobina na urina é pedida quando há lesão muscular traumática extensa e suspeita de lesão renal. Aumento da mioglobina no sangue significa que houve lesão muito recente do músculo cardíaco ou de músculos esqueléticos. Para determinar o local da lesão são necessários outros exames, como troponina.

Onde é encontrada a mioglobina?

Presente no citoplasma dos músculos esquelético e cardíaco, a mioglobina é uma proteína de baixo peso molecular com estrutura semelhante à da hemoglobina, uma vez que tem também a capacidade de se ligar ao oxigênio. Seu teor no sangue aumenta sempre que há destruição muscular.

Qual a função da hemoglobina e da mioglobina no organismo?

A hemoglobina é uma proteína encontrada no interior dos eritrócitos que possui como função principal o transporte de gases pelo nosso corpo.

Qual a função da hemoglobina escolha?

A hemoglobina tem a função de transportar oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo.

O que significa sangue positivo no exame de urina?

A presença de sangue na urina chama-se hematúria e pode ocorrer por diversas doenças, tais como infecções, pedras nos rins e doenças renais graves (para saber mais detalhes sobre a hematúria, leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)).

Qual é o conteúdo normal de hemoglobina no sangue?

Concentração de Hemoglobina Corpuscular Média (CHCM): Considera-se normal de 31-36 g/dL de hemácias. < 31: Anemia ferropriva; talassemias; > 36: Esferocitose (hereditária ou adquirida); doença falciforme e hemoglobinopatia C.