Como é o mecanismo de ação dos Anti-inflamatórios?

Como é o mecanismo de ação dos Anti-inflamatórios?

O mecanismo de ação dos AINEs é a inibição de uma enzima chamada ciclooxigenase (COX), que possui duas formas diferentes, denominadas COX-1 e COX-2. Essas enzimas têm funções específicas no nosso organismo, atuando, por exemplo, como mediadoras de inflamação e influenciadoras na agregação plaquetária.

Por que o uso contínuo de AINEs pode provocar lesões gástricas?

Infelizmente, os anti-inflamatórios comuns impedem a produção dessa prostaglandina, ocasionando o aumento da concentração de ácido e diminuição da produção do gel. Como resultado, o ácido começa a atingir a parece do estômago, causando lesões que podem até virar úlceras.

Porque os AINEs causam gastrite?

A gastrite crônica por AINEs, presente em 25-50% dos usuários, ocorre devido à inibição da enzima COX-1, expressa constitutivamente em quase todos os tecidos e responsável pela secreção basal de prostaglandinas, sobretudo PGE2, responsáveis pelo estímulo, na mucosa gástrica, à secreção de muco protetor, rico em ...

Como os AINEs levam a uma lesão renal?

Doses terapêuticas de AINEs em pacientes suscetíveis podem causar lesão renal aguda. A explicação para isso advém do mesmo mecanismo explicitado anteriormente: a inibição da biossíntese dos prostanoides envolvidos na manutenção do fluxo sanguíneo renal, especificamente PGE2 e PGI2.

O que acontece se tomar 3 comprimidos de nimesulida?

Letargia (sono profundo), sonolência, dor de estômago, enjôo, vômito. Pode ocorrer sangramento gastrintestinal (no estômago e no intestino). Raramente pode ocorrer pressão alta, mau funcionamento dos rins, diminuição da respiração e coma.

O que acontece se eu tomar 2 comprimidos de nimesulida?

Superdosagem de Nimesulida Pode ocorrer sangramento gastrintestinal (no estômago e no intestino). Raramente pode ocorrer pressão alta, mau funcionamento dos rins, diminuição da respiração e coma.

O que acontece se eu tomar dois comprimidos de nimesulida?

Nimesulida 100 mg comprimido: Tomar meio a um comprimido, duas vezes ao dia, ou de acordo com a indicação do médico. Nimesulida 100 mg comprimidos dispersíveis: Dissolver 1 comprimido em meio copo de água, em cada uso, duas vezes ao dia. Se necessário, a dose pode ser aumentada para 2 comprimidos, duas vezes ao dia.

Quanto tempo a nimesulida começa a fazer efeito?

O medicamento demora cerca de 15 minutos para agir contra a dor e uma hora para baixar a febre. O tempo de ação contra a febre e a dor é de aproximadamente 6 horas, sendo o pico de ação alcançado entre 2 e 3 horas após a sua ingestão.

Qual a dosagem máxima de nimesulida?

Exclusivo Comprimido Dispersível / Comprimido: Dosagem máxima diária limitada a 4 comprimidos. Exclusivo Gotas: Dosagem máxima diária limitada a 80 gotas.

Quantos comprimidos de nimesulida posso tomar por dia?

Comprimido: A dose mais recomendada corresponde a 50 - 100 mg, ou seja, meio a um comprimido que deve ser ingerido via oral junto a meio copo de água duas vezes ao dia. Nos casos excepcionais, pode-se alcançar até 200 mg duas vezes ao dia, que devem ser tomados pelo tempo mais breve possível.