O que são atitudes e quais são seus componentes principais?

O que são atitudes e quais são seus componentes principais?

Atitudes são constatações, favoráveis ou desfavoráveis, em relação a objetos, pessoas ou eventos. Uma atitude é formada por três componentes: cognição, afeto e comportamento. O plano cognitivo está relacionado ao conhecimento consciente de determinado fato.

Quais são os componentes das atitudes sociais?

As atitudes são integradas por três componentes: cognitivo (composta por pensamentos, crenças, percepções e conceitos acerca do objeto da atitude); afetivo (traz sentimentos e emoções associadas ao objeto da atitude); e comportamental (engloba ações ou intenções para agir).

O que é componente cognitiva?

Componente CognitivaComponente cognitiva é o conjunto de ideias, de informações, de crenças que se têm sobre em dado objeto social (pessoa, grupo, objeto, situação). ... Componente Afetiva • Componente afetiva é o conjunto de valores e emoções, positivas ou negativas, relativamente ao objeto social.

O que é significa a palavra cognitiva?

Cognição é uma palavra associada ao processo de aprendizado e elaboração do conhecimento. É a partir do processo cognitivo que o ser humano consegue desenvolver suas capacidades intelectuais e emocionais, isto é, linguagem, pensamento, memória, raciocínio, capacidade de compreensão, percepção etc.

Qual o conceito de dissonância cognitiva?

O psicólogo norte americano Leon Festinger, constatou em 1957, que dissonância cognitiva refere-se à contradição entre a maneira como o indivíduo se comporta e a maneira como ele pensa, ou seja, é o resultado emocional proveniente de uma ação em que duas crenças distintas se chocam.

Quais são os fatores cognitivos?

Cognitivo é aquilo que tem relação com o desenvolvimento intelectual, ou seja, fatores cognitivos: pensamento, linguagem, percepção, memória, raciocínio.

O que é uma doença cognitiva?

Problemas cognitivos ocorrem quando uma pessoa tem dificuldades no processamento de informações, incluindo tarefas mentais como atenção, raciocínio e memória. Aproximadamente 20% das pessoas que se submetem à quimioterapia apresentam problemas cognitivos, incluindo as crianças.

O que é limitação cognitiva?

Caracteriza-se pela dificuldade de aprendizado que algumas pessoas têm e que acaba limitando suas vidas de diversas maneiras. É um problema diretamente relacionado à capacidade mental de assimilação de informações, o que faz com que o indivíduo desenvolva limitações intelectuais.

O que significa a palavra aspecto cognitivo na educação infantil?

Neste contexto, o desenvolvimento cognitivo tem importante destaque. Cognição significa processar informações com a finalidade de perceber, integrar, compreender e responder adequadamente aos estímulos do ambiente, levando o indivíduo a pensar e avaliar como cumprir uma tarefa ou uma atividade social.

Quando ocorre o desenvolvimento cognitivo?

Ele começa por volta dos 11 anos e termina quando se chega à fase adulta. Nesse momento, desenvolvem-se as capacidades mais complexas, como o pensamento lógico-dedutivo e a capacidade de abstração. A criança compreende conceitos subjetivos e não precisa mais basear seus pensamentos em objetos palpáveis.

Como se dá o desenvolvimento cognitivo na adolescência?

A transição principal que ocorre no pensar na adolescência é impressionante. A crescente capacidade para considerar tanto as realidades com as quais uma pessoa entra em contato, como as que podem ou não existir fisicamente. Esta capacidade é chamada de pensamento formal e usa o que para Piaget são as operações formais.

Qual estágio de desenvolvimento Jean Pìaget situou a adolescência?

No estágio sensório-motor (de zero a dois anos) a maneira pela qual o bebê conhece o mundo é, sobretudo sensório-motor, ou seja, nesse estágio predomina o desenvolvimento das percepções sensoriais e dos movimentos. ... Finalmente o último período ou estágio é o da “operações formais”, ocorre de onde a doze anos em diante.