Quais são os mecanismos de transporte através da membrana Plasmatica?

Quais são os mecanismos de transporte através da membrana Plasmatica?

O transporte passivo é a passagem de uma substância através da membrana plasmática de uma região onde ela está mais concentrada para uma onde está menos concentrada, sem gasto de energia. Existem três tipos de transporte passivo pela membrana celular: a difusão simples, a difusão facilitada e a osmose.

O que é transporte ativo através da membrana?

O transporte ativo é o que ocorre através da membrana celular com gasto de energia. Nesse caso, o transporte de substâncias ocorre do local de menor para o de maior concentração. Ou seja, contra um gradiente de concentração.

Qual o tipo de transporte de membrana em que há gasto de energia?

Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.

Por que o transporte de íons Na+ e K+ requer gasto de energia?

O transporte de íons Sódio e Potássio, pelas membranas plasmáticas, se dá contra o gradiente de concentração: para ter uma ideia, a concentração de K na célula é cerca de 20 vezes maior que a do meio externo, e a de Sódio é 8 a 12 vezes menor que a do meio externo.