Qual era a visão da sociedade na época do trovadorismo?

Qual era a visão da sociedade na época do trovadorismo?

O Trovadorismo surgiu em meio à sociedade feudal da época, que submetia todos a uma relação de suserania e vassalagem. Os suseranos eram os senhores feudais que de tinham a posse das terras. Em grande parte, eram membros da alta nobreza. Os vassalos eram os camponeses, explorados e com uma vida miserável.

Qual era a posição social dos trovadores?

Muitas cantigas apresentam refrão; Vassalagem amorosa: o trovador é o vassalo e a dama é a suserana; isto é, servo e senhora, em consonância com a sociedade feudal.

Como a mulher era vista na época do trovadorismo?

O Trovadorismo, manifestação literária surgida durante a Idade Média, traduziu a nova visão de mundo que ora se impunha. ... Altiva e distante, a mulher representada nas cantigas de amor trazia, com seu desprezo, o sofrimento amoroso a ser cantado pelo trovador, que assumia a imagem do homem desprezado.

Qual era o papel da Igreja na época do trovadorismo?

Nessa época, a Igreja possuía considerável influência tanto no aspecto político e econômico, quanto no cultural, artístico e literário. Dessa forma, predominava a visão teocêntrica, voltada a Deus, sendo o homem bastante religioso e entregando sua vida à vontade divina.

Qual é o contexto histórico do trovadorismo?

O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média no século XI, na região da Provença (sul da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o humanismo.