O que é uma Pericardiocentese?

O que é uma Pericardiocentese?

Significado de Pericardiocentese substantivo [Medicina] Punção cirúrgica no pericárdio, com o objetivo de aspirar derrames.

Onde fica o líquido Pericardico?

Líquido pericárdico é o líquido seroso segregado pela camada serosa do pericárdio na cavidade pericárdica. O pericárdio é constituído por duas camadas – uma camada fibrosa externa e uma camada fibrosa interna.

O que causa líquido no coração?

Uma das principais causas do Derrame Pericárdico são as infecções por vírus na própria membrana que envolve o coração, as chamadas pericardites. Doenças como a tuberculose, colagenose e, até mesmo, metástases tumorais também costumam desencadear a produção excessiva de líquido pericárdico e provocar o problema.

O que pode ser uma inflamação no coração?

Miocardite é a inflamação do tecido muscular do coração (miocárdio) que causa a morte do tecido. A miocardite pode ser causada por muitos problemas, incluindo infecção, toxinas e medicamentos que afetam o coração, e por distúrbios sistêmicos, como sarcoidose, mas muitas vezes a causa é desconhecida.

Quais são os tipos de pericardite?

Pericardite baseada em causas

  • Pericardite constritiva. ...
  • Efusão Pericardial. ...
  • Tamponade cardíaco. ...
  • Pericardite viral. ...
  • Pericardite purulento. ...
  • Pericardite tuberculosa. ...
  • Pericardite da radiação. ...
  • Pericardite traumático.

O que é pericardite constritiva?

A pericardite constritiva é decorrente do espessamento do pericárdio, com restrição do enchimento diastólico do coração e evolução para a diminuição do débito cardíaco. Geralmente, a causa é desconhecida, embora possa ser subsequente a qualquer doença que provoque pericardite aguda.

Qual a diferença entre endocardite é pericardite?

A endocardite adquirida em hospital ocorre mais frequentemente em pacientes com doença debilitante, naqueles com cateteres de demora e naqueles que recebem terapia intravenosa ou com antibiótico por longo tempo. A miocardite é um processo inflamatório que envolve o miocárdio.

Como proceder no exercício físico na pericardite?

Atletas de alta performance devem evitar esporte competitivo por 3 meses, retornando somente após avaliação médica. É preciso mais cautela se houver miocardite associada à pericardite. Nesses casos o exercício intenso só pode ser retomado após 6 meses para maior segurança.

Como tratar cisto no coração?

Qual tratamento para cisto pericardico? Se não há infecção, dor torácica ou falta de ar, cistos pequenos, são normalmente acompanhados clinicamente. Caso o cisto cresça ou passe a apresentar sintomas o tratamento cirúrgico deverá ser instituído e normalmente será feito por video toracoscopia.

O que causa Periartrite?

A periartrite do ombro pode ser provocada por uma variedade de causas, principalmente após golpes ou contusões, mas também por excesso de esforço numa atividade incomum ou, inversamente, por falta de mobilidade do ombro.

O que que é pleura?

A pleura é uma membrana dupla, formada por uma camada externa chamada de pleura parietal, adjacente à caixa torácica, e uma camada interna chamada de pleura visceral, que reveste diretamente os pulmões. Entre essas duas camadas, está a cavidade pleural, preenchida por um líquido lubrificante, o líquido pleural.