Como multiplicar dividir somar e subtrair frações?

Como multiplicar dividir somar e subtrair frações?

  1. Passo 1: Calcular o mínimo múltiplo comum entre os denominadores. ...
  2. Passo 2: Reescrever as frações com o novo denominador, deixando o espaço do numerador para os números que serão encontrados no passo seguinte. ...
  3. Passo 3: Encontre os numeradores das novas frações.

Como fazer a divisão de fração?

Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.

Como fazer potência de fração?

Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.

Como fazer uma multiplicação de fração?

A multiplicação de frações é realizada multiplicando o numerador da primeira fração com o numerador da segunda fração e em seguida multiplicando o denominador da primeira com o denominador da segunda. A operação continua sucessivamente em casos em que a multiplicação envolvem mais de duas frações.

Como fazer multiplicação de fração com raiz?

Considere a seguinte fração:

  1. Para racionalizar frações com denominadores que são raízes quadradas, devemos multiplicar toda a fração pela mesma raiz quadrada do denominador. ...
  2. Nesse caso, dizemos que √2 é o fator racionalizante da fração. ...
  3. Da mesma forma, racionalizá-la é multiplicar toda a fração por √10, assim:

Como efetuar um cálculo?

19 estratégias para fazer cálculos mentais rapidamente

  1. Utilize a fatoração. ...
  2. Comece da esquerda para a direita e decomponha os números. ...
  3. Simplifique adições e subtrações. ...
  4. Busque o complemento para o número. ...
  5. Para somar 9 ou 11, some e subtraia “1” ...
  6. Para somas com números consecutivos.

Como fazer conta de multiplicação e divisão?

Tal como na multiplicação, também na divisão a regra se aplica independentemente do número de frações, ou seja: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda e das restantes frações; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações.

Como fazer conta de multiplicação de cabeça?

Em vez de fazer o processo habitual, basta dobrar o número que você está multiplicando por cada potência de 2 do outro número. Parece complicado, mas é simples: Por exemplo: 12 x 8 é o mesmo que 12 x 2³ ou 12 x 2 x 2 x 2. Então, você consegue achar a resposta dobrando o número 12 três vezes.

Como fazer contas de multiplicação de dois números?

Como fazer conta de multiplicação com 2 números

  1. Escreva os números de dois dígitos um sobre o outro. ...
  2. Multiplique o número que está na casa das unidades da linha inferior pelo que está na mesma casa da linha superior. ...
  3. Multiplique o número na casa das unidades da linha inferior pelo número na casa das dezenas da linha superior.

Como fazer conta de multiplicação com 1 números?

Assim como na adição e na subtração, devemos colocar os números um embaixo do outro fazendo com que as unidades, as dezenas e as centenas correspondam verticalmente. Ainda que a ordem destes números não seja importante, é comum colocar o menor número embaixo do maior.

Como montar uma conta de multiplicação com vírgula?

A multiplicação entre um número decimal e um número natural é feita da mesma maneira da multiplicação entre dois números naturais, o número natural deve multiplicar todos os algarismos do número decimal, devendo manter a posição da vírgula, ou seja, considerando a mesma quantidade de casas decimais.

Como fazer a divisão com números decimais?

A divisão por um número decimal ocorre quando o divisor apresenta uma vírgula e para resolvê-la devemos adicionar uma vírgula ao dividendo e, em seguida, o número de zeros que corresponde ao número de casas decimais depois da vírgula no divisor.