Como testar a normalidade dos dados?

Como testar a normalidade dos dados?

Execute um teste de normalidade Selecione Estat > Estatísticas Básicas > Teste de Normalidade. Os resultados do teste indicam se você deve rejeitar ou deixar de rejeitar a hipótese nula de que os dados são provenientes de uma população distribuída normalmente.

Como escolher o teste de normalidade?

Os testes de normalidade sofrem influência do tamanho amostral quanto à sua eficiência. Em amostras pequenas (entre 4 e 30 unidades), há inflação do erro tipo I, sendo preferidos os testes de Shapiro-Wilk e Shapiro-Francia (maior especificidade).

Quando uma distribuição é normal?

A distribuição Normal é a mais familiar das distribuições de probabilidade e também uma das mais importantes em estatística. Exemplo: O peso de recém-nascidos é uma variável aleatória contínua. ... A distribuição normal é simétrica em torno da média o que implica que e média, a mediana e a moda são todas coincidentes.

O que fazer quando a distribuição não é normal?

De maneira tautológica, considere-se que a não normalidade ocorre quando alguma das variá- veis que descrevem um fenômeno segue qualquer distribuição de probabilidade que não seja a normal, por razões intrínsecas ao fenômeno.

Como calcular a distribuição de probabilidade?

Distribuição geométrica
Função de distribuição de probabilidade da variável aleatória XEsperança (1º momento)Variância (2º momento)
P ( k ) = ( 1 − p ) k − 1 p {\displaystyle P(k)=(1-p)^{k-1}p}E [ X ] = 1 p {\displaystyle E[X]={\frac {1}{p}}}V a r ( X ) = 1 − p p 2 {\displaystyle Var(X)={\frac {1-p}{p^{2}}}}

Quando usar cada distribuição de probabilidade?

As distribuições de probabilidade, também conhecidas como modelos ou lei de probabilidade, são muito úteis em modelagem e problemas que exijam uma inferência a partir de uma amostra coletada. Traduzindo, elas facilitam muito a sua vida na hora de tomar uma decisão.

O que representa a média de uma distribuição de probabilidade?

onde E=μ. Isto é, a média de uma variável aleatória discreta coincide com seu valor esperado. Cálculo da média, variância e desvio-padrão para uma distribuição de probabilidades.

Quantos parâmetros tem a função de probabilidade normal?

A equação da curva Normal é especificada usando-se dois parâmetros: a média populacional µ e o desvio padrão populacional σ´, (ou a variância populacional σ´2).