O que é insuficiência cardíaca esquerda?

O que é insuficiência cardíaca esquerda?

A insuficiência cardíaca é uma síndrome de disfunção ventricular. A insuficiência ventricular esquerda provoca falta de ar e fadiga; a insuficiência ventricular direita desencadeia acúmulo de líquidos abdominal e periférico; ambos os ventrículos podem ser afetados em alguma proporção.

O que é ausência de sinais de ascite?

A ascite ou "barriga d'água" é o acúmulo anormal de líquido rico em proteínas no interior do abdômen, no espaço entre os tecidos que revestem o abdômen e os órgãos abdominais. A ascite não é considerada uma doença mas sim um fenômeno que está presente em várias doenças, sendo a mais comum a cirrose hepática.

Quantas vezes se pode fazer Paracentese?

Em alguns casos de ascite o tratamento clínico é ineficaz, e a paracentese se faz necessária para dar um mínimo de conforto ao paciente. O fato de a paracentese necessitar de uma frequencia semanal não acarreta perigo adicional, mas é um reflexo de uma doença avançada ou de difícil controle.

Como diminuir a barriga d'água?

O melhor meio de retirar o excesso de líquido do abdômen é através de um procedimento chamado paracentese, que consiste na introdução de uma agulha ligada a uma bolsa coletora para drenagem do líquido ascítico. A paracentese é um procedimento simples, realizado com anestesia local e praticamente indolor.