O que é degeneração hialina?

O que é degeneração hialina?

O acúmulo de proteínas na célula lhe confere um aspecto translúcido, homogêneo e eosinofílico, por isso também é conhecida por degeneração hialina. Proteínas acumuladas podem ser intracelulares ou extracelulares.

Quais os tipos de degeneração hialina?

1.

Quais os tipos de degenerações representam morfologicamente a lesão celular reversível?

As células que morrem por necrose usualmente apresentam-se com tumefação, ou degeneração hidrópica, na fase de lesão reversível. Há vários "tipos" de necrose descritos, a saber: coagulação, liquefativa, gordurosa ou esteatonecrose, caseosa, gomosa, fibrinoide e lítica.

O que é Hialinose?

Hialinose infantil sistémica (ISH) é uma doença muito rara pertencente ao heterogéneo grupo de fibromatoses genéticas, e é caracterizada por contraturas articulares progressivas, anomalias cutâneas, dor crónica grave e deposição generalizada de material hialino em vários tecidos como pele, músculo esquelético, músculo ...

O que é Corpusculo de Russell?

Corpúsculos de Russell. São gotículas hialinas constituídas por proteína secretada, no caso, por plasmócitos, portanto, imunoglobulinas. São achado comum em infecções crônicas de longa duração.

O que é o Corpusculo de Mallory?

Corpúsculos de Mallory - são condensações grosseiras de proteínas do citoesqueleto da célula, normalmente são vistos em hepatócitos na zona 3 em agressão ao fígado por álcool, mas podem ser visualizados em outras situações.

O que são corpúsculos de Russell?

Os corpúsculos de Russel representam morfologicamente a cisterna do retículo endoplasmático dilatado contendo imunoglobulinas condensadas, geralmente uma imunoglobulina mutada que não é secretada ou não é degradada.

Quanto as degenerações acúmulos intracelulares Marque a alternativa incorreta?

Quanto às degenerações (acúmulos intracelulares), marque a alternativa INCORRETA: Todas estão corretas; O acúmulo de substâncias pode decorrer de metabolismo anormal, ausência de enzimas e pelo material ser indigerível.

Qual o nome se dá ao acúmulo de água na célula?

– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.

O que é degeneração Lipoproteica?

– Esteatose hepática ou degeneração gordurosa do fígado é a condição na qual ocorre acúmulo de triglicerídeos dentro dos hepatócitos (Robbins & Cotran, 2015). – O fígado é o principal órgão envolvido no metabolismos das gorduras, mas a esteatose também pode ocorrer no coração, no músculo e nos rins.

Como ocorre a degeneração gordurosa?

A degeneração gordurosa, também conhecida pelas designações de metamorfose gordurosa, esteatose, lipidose, e infiltração gordurosa (COELHO, 2002), é uma doença provocada pelo desequilíbrio entre a captação hepática dos ácidos graxos e sua utilização (AROEIRA, 1998, JONES; HUNT e KING, 2000).

O que é doença degenerativa hepática?

A cirrose hepática é uma doença crônico-degenerativa em que o fígado passa a apresentar um tecido fibroso em substituição ao tecido normal e funcional. Essa fibrose, que se assemelha a cicatrizes, leva à diminuição das funções hepáticas, o que acaba colocando em risco a vida do paciente.

Quais são as doenças hepática?

Entre as doenças hepáticas mais frequentes estão:

  • Hepatites virais.
  • Esteatose hepática (infiltração gordurosa do fígado).
  • Doenças metabólicas.
  • Patologias de origem autoimune.
  • Hepatotoxicidade causada por drogas.

Quais são as doenças que atacam o fígado?

As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcoólica, o câncer no fígado e a cirrose. Outros exemplos menos frequentes são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.

O que é uma disfunção hepática?

A insuficiência hepática é a doença mais grave do fígado, em que o órgão deixa de conseguir realizar suas principais funções, como síntese de fatores de coagulação, metabolismo e eliminação de toxinas do corpo, levando a uma série de complicações graves como problemas de coagulação, edema cerebral ou insuficiência ...

O que causa problemas hepáticos?

A doença hepática pode ser herdada (genética) ou causada por uma variedade de fatores que danificam o fígado, tais como vírus e uso de álcool. A obesidade também está associada com danos no fígado. Com o tempo, os danos ao fígado pode levar à insuficiência hepática, uma condição com risco de vida.

Quais são as funções hepáticas?

Os hepatócitos (células parenquimatosas do fígado) realizam as funções metabólicas do fígado: Formação e excreção de bile durante o metabolismo da bilirrubina ( Visão geral do metabolismo da bilirrubina) Regulação da homeostase dos carboidratos. Síntese de lipídios e secreção de lipoproteínas plasmáticas.

O que é doença hepática alcoólica?

A doença hepática alcoólica é a lesão hepática provocada por consumo de muita bebida alcoólica por um período prolongado de tempo.