O que quer dizer a palavra síndrome?

O que quer dizer a palavra síndrome?

1 Med Conjunto de sinais e sintomas associados a diferentes processos patológicos e que, juntos, formam o quadro de uma doença.

O que é Farmacodermia?

Reação cutânea adversa a medicamentos. Qualquer efeito indesejado na pele, mucosas, cabelos e unhas, na sua estrutura ou função, desencadeado pelo uso de medicamento.

Qual o tratamento para Farmacodermia?

Como é feito o tratamento. Geralmente, a farmacodermia é resolvida após a suspensão do medicamento, ou também é possível aliviar os sintomas com uso de anti-alérgicos ou corticoides, por exemplo, prescritos pelo médico.

Quais medicamentos podem causar manchas na pele?

Muitos medicamentos comuns podem causar esse tipo de reação, incluindo antibióticos como as tetraciclinas (doxiciclina é um exemplo), ciprofloxacino e as drogas Sulfas, além de diuréticos e medicamentos anti-inflamatórios comprados livremente nas farmácias, como ibuprofeno e naproxeno.

O que é uma reação cutânea?

A palavra “erupção cutânea” se refere a alterações na cor (como vermelhidão) e/ou na textura (como caroços e inchaço) da pele. Muitas erupções cutâneas coçam, como as que surgem muitas vezes após uma reação alérgica, mas algumas erupções são dolorosas ou não provocam nenhum sintoma.

O que é hipersensibilidade cutânea?

A palavra “erupção cutânea” se refere a alterações na cor (como vermelhidão) e/ou na textura (como caroços e inchaços) da pele. Muitas erupções cutâneas coçam, como as que surgem frequentemente após uma reação alérgica (de hipersensibilidade), mas algumas erupções são dolorosas ou não provocam nenhuma sensação.

O que é reação alérgica cutânea?

As reações alérgicas (reações de hipersensibilidade) são respostas inadequadas do sistema imunológico a uma substância que normalmente é inofensiva. Geralmente as alergias causam olhos lacrimejantes e pruriginosos, corrimento nasal, prurido na pele, erupções cutâneas e alguns espirros.

O que passar nas manchas vermelhas da dengue?

Para aliviar a coceira na pele, que surge nos primeiros 3 dias após a infecção por dengue, boas opções são:

  1. Tomar um banho de água fria;
  2. Aplicar compressas geladas na região afetada;
  3. Aplicar compressas molhadas em chá de alfazema;
  4. Passar pomadas para coceira na pele, como Polaramine, por exemplo.

Como são as manchas vermelhas da dengue?

Manchas vermelhas na pele As manchas vermelhas são parecidas com as do sarampo, mas surgem principalmente na região do tórax e nos braços. A doença pode ser confirmada através da prova do laço, na qual é observado o surgimento de manchas vermelhas na pele após amarrar um fio no dedo.

Pode coçar as manchas da dengue?

No caso da dengue, os primeiros sintomas apresentados são febre alta e mal-estar geral, que surgem cerca de três dias após a picada do mosquito Aedes aegypti. Também são sintomas da doença manchas avermelhadas pelo corpo, exantema, coceira leve, dor no corpo, dor de cabeça.

Quando sabemos que estamos sarando da dengue?

Os sintomas da dengue clássica duram em média 7 dias, dependendo do estado de saúde do paciente antes de adoecer. Em geral, adultos saudáveis costumam se recuperar da doença em apenas 2 ou 3 dias, pois o organismo está mais preparado para combater o vírus.

Quem está com dengue pode praticar esporte?

“O esforço físico abaixa ainda mais a imunidade, então ele corre o risco de um mal maior. A imunidade é muito baixa com a doença, então tem um nível de plaquetas pequeno. A dengue abaixa o volume de plaquetas, aí com o esforço físico também há uma baixa de plaquetas, e isso leva a agravar o quadro”, explica o Dr.

Quem está com suspeita de dengue pode tomar nimesulida?

Recomenda-se baixar a febre com o paracetamol ou dipirona. Outro grupo de medicamentos contraindicados na suspeita de dengue são os antiinflamatórios não hormonais como, por exemplo, ibuprofeno, nimesulida ou diclofenaco. Por isso, fique atento à bula e evite consumir quaisquer medicamentos sem orientação médica.