Como saber qual tipo de terapia eu preciso?

Como saber qual tipo de terapia eu preciso?

Descubra qual tipo de terapia é a ideal para você

  1. Psicanálise. O que é – A terapia criada por Freud segue forte. ...
  2. Jungiana. O que é – Os sonhos são a chave da terapia. ...
  3. Lacaniana. O que é – É das clássicas, com divã e de longa duração. ...
  4. Cognitivo-Construtivista. ...
  5. Analítico-Comportamental. ...
  6. Cognitivo-Comportamental. ...
  7. Gestalt-terapia. ...
  8. Psicodrama.

Quais são as linhas de atuacao da psicologia?

Vale saber que dentro da psicologia tradicional existem cinco principais linhas terapêuticas: psicanálise, terapia analítica, psicodrama, psicologia comportamental e Gestalt. ...

O que é preciso para ser um Neuropsicologo?

Respondendo a sua pergunta, sim, há especialização para um psicólogo se tornar um neuropsicólogo. A formação em neuropsicologia pode ser feita por meio de pós-graduação lato senso (especialização) e estricto senso (mestrado e doutorado).

Quem pode atuar como Neuropsicologo?

As principais áreas de atuação do neuropsicólogo são os consultórios, hospitais e clínicas médicas. A Neuropsicologia Clínica é uma das áreas mais conhecidas no país. É nela que ocorre a identificação e o tratamento de lesões ou doenças que causam déficits cognitivos e psicológicos, geralmente relacionados ao cérebro.

Quais os requisitos fundamentais para que um psicólogo se torne um especialista em neuropsicologia?

Se você deseja atuar como neuropsicólogo, o primeiro passo é obter o título de especialista em Neuropsicologia. A maneira mais simples de alcançar esse objetivo é concluir um curso de pós-graduação na área. Com o certificado em mãos, o profissional já está apto a atuar nesse segmento.

Qual o papel do psicólogo na neuropsicologia?

O trabalho de avaliação do neuropsicólogo é uma atividade complexa, que envolve a investigação das funções cognitivas como memória, atenção, linguagem e função executiva. ... O neuropsicólogo descreve as habilidades e dificuldades do paciente e, com esses resultados, o médico fecha um diagnóstico.

Qual a diferença entre psicologia e neuropsicologia?

O neuropsicólogo avalia questões neurológicas e sinapses, ou seja, funcionamentos relacionados ao seu cérebro em si. Já o psicólogo, avalia e desenvolve tratamento relacionado ao funcionamento da sua mente, uma vez que mente e cérebro coabitam, mas não são o mesmo.

O que é uma Neuropsicopedagoga?

A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar que estuda a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana. Para isso, busca relacionar os estudos das neurociências com os conhecimentos da psicologia cognitiva e da pedagogia.

Qual a diferença entre Neuropsicopedagogia e psicopedagogia?

O psicopedagogo se ocupa da aprendizagem com o auxilio de métodos para facilitar que se aprenda, porém não com o uso de testes. Já o Neuropsicopedagogo utiliza, além dos métodos, a aplicação de testes que apontam para o mapeamento das área do cérebro que estão ligadas à aprendizagem.

Qual a função do Neuropsicopedagogo clínico?

O Neuropsicopedagogo Clínico, na sua formação, habilita-se para avaliar crianças e adolescentes com queixa escolar, apontando suas habilidades, competências e dificuldades. Faz a intervenção nas áreas relacionadas à aprendizagem e encaminha a outros profissionais casos que não façam parte de sua atuação profissional.

O que faz um Neuropsicopedagogo clínico?

Podemos dizer que neuropsicopedagogo é o profissional que vai integrar o conhecimento adequado do funcionamento do cérebro, para melhor entender a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensoriais para, a partir ...