O que é refração de onda e em quais condições ela ocorre?

O que é refração de onda e em quais condições ela ocorre?

Refração. A refração acontece quando uma onda atinge uma região que separa dois meios e a atravessa, passando a se propagar no outro meio. Desta forma, há alteração na velocidade de propagação (já que esta só depende do meio), o que gera uma alteração no comprimento de onda, mas sem que haja alteração na frequência.

O que é compressão e rarefação do ar?

Rarefação vem de raro, espalhar, tornar menos denso, menos concentrado. Compressão vem de comprimir, juntar, tornar mais denso, mais concentrado. Exemplo: as ondas sonoras são rarefações e compressões do ar, que é comprimido e rarefeito graças a mudanças bruscas de posição de uma membrana mergulhada nesse meio.

O que é uma propagação de onda?

Propagação de Ondas Se um distúrbio é gerado em algum ponto do meio, as partes que se movimentam atuam sobre as partes vizinhas, transmitindo parte desse movimento e fazendo com que essas partes se afastem temporariamente de sua posição de equilíbrio.

O que é uma onda citadas é longitudinal?

Verificado por especialistas. Podemos dizer que das ondas citadas a seguir, qual é longitudinal: (d) Ondas sonoras propagando-se no ar.

O que são ondas longitudinais e transversais diferencie Conceitue e dê exemplos de cada tipo de onda?

º Ondas transversais: São aquelas em que a vibração é perpendicular à direção de propagação; exemplos incluem ondas numa corda e ondas eletromagnéticas. º Ondas longitudinais: São aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras.

Qual a diferença entre as ondas transversais e longitudinais?

As ondas longitudinais são aquelas que possuem direção de propagação paralela à direção de vibração. Ondas transversais: Bem diferente das ondas longitudinais, sua direção de propagação é perpendicular a de vibração.

O que quer dizer a palavra longitudinal?

Significado de Longitudinal adjetivo Que possui o mesmo sentido do comprimento (de algo): vestígios longitudinais do incêndio. Que se refere à longitude ou característico desta. [Anatomia] Que se dirige ao eixo mais importante de um certo órgão. ... Do latim longitudine/ longitudo.

O que é uma onda mecânica exemplo?

As ondas são perturbações que se propagam no espaço ou em meios materiais transportando energia. De acordo com a sua natureza, as ondas podem ser classificadas em dois tipos: Ondas mecânicas: são as ondas que se propagam em meios materiais. Por exemplo: as ondas marítimas, ondas sonoras, ondas sísmicas etc.

O que significa onda mecânica?

Desta forma, podemos definir uma onda mecânica como sendo uma perturbação de um meio material elástico que se propaga por esse meio (corda), transportando energia e quantidade de movimento. ... Alguns animais como, por exemplo, os golfinhos se comunicam por assobios que se propagam na água.

Onde as ondas mecanicas se propagam?

Como exemplo de ondas mecânicas temos as ondas que se propagam em cordas ou molas esticadas e as ondas que se propagam em superfícies de líquidos e sons. Ondas eletromagnéticas são ondas que não precisam de um meio de propagação.

O que é uma onda em uma corda?

Ondas estacionárias em cordas são formadas quando uma oscilação incide sobre a extremidade fixa de uma corda. Quando isso acontece, essa onda é refletida com uma inversão de fase, isto é, a amplitude da onda tem sua direção de oscilação e propagação invertida.

Quais são as ondas em cordas?

ONDAS MECÂNICAS São exemplos disso ondas em cordas, ondas geradas na água, o som que se propaga no ar através da vibração das suas moléculas. Assim, ondas materiais dependem da movimentação das partículas que compõe o meio. Logo, não se propagam no vácuo. ... Não existem partículas para vibrar e propagar a energia.