adplus-dvertising

Quais as complicações da febre tifoide?

Quais as complicações da febre tifoide?

Qualquer órgão pode ser afetado pela Febre Tifoide, quando a doença evolui com bacteremia e outras complicações menos frequentes são: retenção urinária; pneumonia; colecistite.

Qual a prevenção da febre tifoide?

Tendo em conta que a vacina não protege totalmente o indivíduo de ter febre tifoide, é importante adotar outras medidas de prevenção, como antes de beber, ferver ou filtrar a água, utilizar água mineral até para escovar os dentes, realizar cuidados de higiene pessoal diariamente, evitar frequentar locais com más ...

Como se prevenir contra a leptospirose?

Deve-se evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas ou outros ambientes que possam estar contaminados pela urina dos ratos.

O que foi a misteriosa peste de Atenas?

A peste de Atenas foi um surto epidêmico que atingiu a cidade de Atenas entre 430 a.C. e 427 a.C. Essa epidemia causou milhares de mortes nessa cidade, uma das maiores da Grécia Antiga, e tudo o que sabemos sobre essa doença foi relatado por Tucídides, um historiador grego.

Como foi controlada a peste de Atenas?

Utilizando técnicas de recombinação de genes, fragmentos do material genético de uma bactéria semelhante à atual Salmonella typhi foram recuperados no interior da polpa de dentes ainda existentes em ossadas. A epidemia matou uma a cada quatro pessoas, provocando a derrocada de Atenas.

Quais os sintomas da peste de Atenas?

Sintomas

  • Febre.
  • Vermelhidão e inflamação nos olhos.
  • Dor de garganta levando a sangramento e mau hálito.
  • Espirros.
  • Perda de voz.
  • Tosse.
  • Vômito.
  • Pústulas e úlceras no corpo.

Quanto tempo durou a peste de Atenas?

430 a.C. – 426 a.C.

O que marcou Atenas?

A história de Atenas durante o século V a.C. está marcado pelas invasões persas e a guerra contra Esparta. ... Primeiro se levantou Samos, em 440, e depois Tebas, Mégara e Corinto, e principalmente a poderosa Esparta, o que acabou levando à Guerra do Peloponeso (431 – 401 a.C.).

Qual era a importância da cidade de Atenas?

A partir disso Atenas passou a ser considerada a cidade de maior importância da Grécia. ... Atenas pode ser considerada como um centro cultural irradiador da estética, da filosofia e da arte para o mundo antigo. Importantes filósofos do período eram atenienses, como Sócrates.

Quem foi Péricles e qual a sua importância para a evolução de Atenas?

Chefe civil e líder militar de Atenas, fortaleceu a democracia e foi um dos responsáveis pelo crescimento econômico, político e militar da cidade. Foi tão grande sua importância, que o século V a.C. ficou conhecido na história como o "Século de Péricles".

Como é Atenas hoje?

Atualmente, é uma metrópole cosmopolita e o centro econômico, financeiro, industrial, político e cultural da Grécia. Em 2012, Atenas foi classificada como a 39ª cidade mais rica do mundo por paridade do poder de compra (PPC) e a 77ª mais cara em um estudo do UBS AG.

Quais as principais características da cidade de Atenas?

Ao contrário de Esparta, Atenas era uma democracia, em que todos os cidadãos podiam votar e assim participar do governo da cidade, situada na península da Ática, que foi ocupada pelos jônios desde o século X a.C.. Contudo, eram considerados cidadãos apenas os homens maiores de 21 anos e atenienses.

Qual foi o regime político de Atenas?

Atenas possuía uma democracia direta, onde todos os cidadãos atenienses participavam diretamente das questões políticas da polis. ... Como forma de garantir o processo democrático na cidade, Clístenes adotou o “ostracismo”, onde os cidadãos que demostrassem ameaças ao regime democrático sofreriam um exílio de 10 anos.

Como a cidade Atenas era reconhecida?

Atenas foi uma das principais pólis da Grécia Antiga, conhecida como o lar da democracia, sistema político que surgiu no século VI a.C. A cidade de Atenas é um dos locais mais estudados da Grécia pela grande quantidade de escritos nela feitos durante o Período Clássico — uma demonstração de como a cidade era aberta à ...

O que a cidade de Atenas valorizava?

Principais Características de Atenas Como não possuíam terras férteis para agricultura, os atenienses se dedicaram à pesca e ao comércio marítimo. ... Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

Em que consistiu a democracia ateniense?

A democracia ateniense (no grego: δεμοκρατιk) foi uma forma de governo que surgiu na Grécia em meados do séc. ... A isegoria, a isonomia e a isocracia eram traços fundamentais do regime democrático ateniense. Todos tinham o direito à palavra, a igualdade perante a lei, e a igual participação no exercício do poder.