Qual a divisão do sistema cardiovascular?

Qual a divisão do sistema cardiovascular?

O sistema cardiovascular pode ser dividido em duas partes principais: a circulação pulmonar (pequena circulação), que leva o sangue do coração aos pulmões e dos pulmões de volta ao coração e a circulação sistêmica (grande circulação), que leva o sangue do coração para todos os tecidos do organismo através da artéria ...

Quais as principais características do sistema cardiovascular?

A principal função do sistema circulatório é transportar nutrientes, sais minerais, gases e metabolitos através da circulação do sangue por todo o corpo. A circulação é feita pelo bombeamento do sangue pelo coração. Já os vasos sanguíneos como artérias, veias, capilares e vênulas são as vias por onde o sangue circula.

Qual a diferença entre Circulação simples e dupla?

- circulação simples: tipo de circulação em que o sangue passa uma única vez pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração branquial. - circulação dupla: tipo de circulação em que o sangue passa duas vezes pelo coração em cada ciclo completo. Ocorre em vertebrados de respiração pulmonar.

O que é a circulação colateral?

A circulação colateral é um circuito fisiológico de proteção contra alterações isquêmicas que, potencialmente, evita os efeitos de uma oclusão arterial e com isso pode influenciar nas dimensões e no crescimento de uma lesão isquêmica.

Qual a função da circulação colateral?

A circulação colateral é um tipo de circulação onde há comunicação (anastomose) entre artérias e veias entre si que, servem como desvio para o fluxo sanguíneo, ou seja, são canais opcionais de fluxo sanguíneo. Podem ser em maior ou menor número, dependendo da região do corpo./span>

O que é circulação colateral abdominal?

Circulação colateral corresponde a um achado em que é possível visualizar a vascularização do abdome, por conta de um obstáculo na circulação venosa.

O que é sinais de hepatopatia crônica?

Os sintomas são: Icterícia, fadiga, prurido, dor no quadrante superior direito do abdome, distensão abdominal e hemorragia digestiva, dor no hipocôndrio direito, esplenomegalia, aranhas vasculares, eritema palmar, ascite, perda de peso, equimoses, edema, veias abdominais dilatadas, hálito hepático, encefalopatia e coma ...

O que é uma hepatite aguda?

A hepatite viral aguda é uma inflamação do fígado provocada por infecção por um dos cinco vírus da hepatite. Na maioria das pessoas, a inflamação começa subitamente e dura somente algumas semanas.