Como usar aspas e pontos?

Como usar aspas e pontos?

Se a citação inicia e encerra a frase, o ponto final é colocado antes das aspas. Ex.: "Navegar é preciso, viver não é preciso." Quando a citação não inicia, mas encerra a frase, o ponto final fica depois das aspas.

Qual é a função das aspas em 13?

Resposta. Aspas são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. ... Assim, as aspas são usadas: - No início e no fim de citações ou transcrições de outros textos.

Qual é a finalidade das aspas simples no texto?

Aspas [“ ”] são um sinal de pontuação cuja principal finalidade é destacar alguma parte de um texto, distinguindo-a do restante. Esse destaque pode se dever a várias razões.

Qual a função das aspas no último parágrafo do texto?

Resposta: representar o discurso direto. indicar um conteúdo irônico. dar ênfase à ideia apresentada.

Qual é a função dos colchetes?

Os colchetes têm a mesma finalidade que os parênteses, todavia seu uso se restringe aos escritos de cunho didático, filológico, científico. Pode ser empregado: em definições do dicionário, para fazer referência à etimologia da palavra.

Para que servem os parênteses?

Os parênteses são um sinal de pontuação cuja finalidade é indicar a rubrica em textos teatrais ou indicar o acréscimo de informações acessórias.

É correto afirmar que o emprego de dois pontos no último parágrafo tem a função de?

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Qual é a função das informações que aparecem após os dois pontos?

Resposta. Resposta: sinal de pontuação que anuncia uma citação, uma enumeração, um esclarecimento, ou ainda uma síntese do que se acabou de dizer.

Para que servem os sinais de pontuação?

No geral, para representar pausas na fala, nos casos do ponto, vírgula e ponto e vírgula; ou entonações, nos casos do ponto de exclamação e de interrogação, por exemplo. Além de pausa na fala e entonação da voz, os sinais de pontuação reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios.

Quando usar letra maiúscula depois de dois pontos?

Certo! Dois pontos não encerram frase. As únicas pontuações capazes de encerrar uma frase no português são ponto final, reticências, exclamação e interrogação. Portanto, depois de dois pontos, o correto é usar letra minúscula.

Quando se usa dois pontos e aspas?

Os dois-pontos têm a função básica de introduzir uma citação, uma enumeração ou um esclarecimento. - “Afirma Maria Luiza Tucci Carneiro em seu livro O racismo na História do Brasil: “No Brasil há um racismo camuflado, disfarçado de democracia racial”“.

Qual a função dos dois pontos na oração?

A função dos dois pontos é introduzir palavras, expressões ou frases que servem para esclarecer ou explicar uma passagem anterior. Usa-se dois pontos: - antes de uma citação ou da fala de alguém.

Para que servem os sinais de pontuação nos textos escritos?

A pontuação na linguagem funciona como uma espécie de sinalização, guiando e organizando o texto a ser lido. Como num trânsito, os sinais apontam onde deve haver pausas ou o que chama a atenção. O texto mal pontuado se torna ininteligível. ...

Mais tópicos