Qual a NBR que rege a manutenção preventiva?

Qual a NBR que rege a manutenção preventiva?

NBR 5462/1994

Quais os tipos de manutenção programada?

Nesse contexto, existem ainda três diferentes tipos de manutenção programada, que são:

  • Manutenção programada padrão por apontamento: feita a partir de apontamentos realizados periodicamente;
  • Manutenção programada padrão por tempo: realizada em períodos previamente definidos e frequentes;

O que é manutenção programada e não programada?

A manutenção não programada inclui instruções e procedimentos para ações de manutenção que ocorrem de forma não programada ou de forma imprevisível, tendo como origem o reporte de piloto, ou resultante de eventos imprevisíveis como pouso duro ou com sobrepeso, batida de cauda, raios, sobretemperatura do motor, etc..

Qual é a diferença entre manutenção preventiva e corretiva?

De uma forma geral, a diferença entre elas está no objetivo de cada ação. Isso porque a preventiva, como o nome sugere, é feita antes que algum problema aconteça, enquanto a corretiva é realizada quando algo já impede o funcionamento da máquina ou equipamento.

O que é a manutenção corretiva programada?

Corretiva planejada nada mais é do que aquele reparo feito em momento previamente programado com a produção e/ou PCP. Já previamente com todos os recursos necessários antes que a falha aconteça, esse tipo de manutenção só é possível quando se consegue identificar um problema que inevitavelmente causará uma falha.

Qual a diferença entre manutenção planejada e não planejada?

1. MANUTENÇÃO CORRETIVA é a atuação para correção da falha ou do desempenho menor que o esperado. ... Manutenção Corretiva Não Planejada – correção da falha de maneira aleatória, ou seja é a correção da falha ou desempenho menor que o esperado após a ocorrência do fato.

Quais as categorias que classificam uma manutenção?

A manutenção é classificada em três principais ramos (ou tipos) representados pelas manutenções: Corretiva, Preventiva e Preditiva.

Como funciona a Manutenção Produtiva Total?

A Manutenção Produtiva Total é uma técnica de manutenção com objetivo de maximizar a vida útil dos equipamentos por meio do acompanhamento direto do seu operador, que por sua vez é a pessoa mais apta para avaliações do equipamento, já que ele mesmo faz a operação.

Quais são os níveis de manutenção?

2.

O que é manutenção de primeiro nível?

Manutenção de Extintor Nível 1 É mais uma inspeção que uma manutenção propriamente dita. Ocorre no local onde o extintor está instalado, e deve ser realizada a cada 6 meses. É realizada a limpeza do equipamento e o reaperto e/ou substituição de peças que não são submetidas a pressão.

Quais os níveis de manutenção dos extintores?

De acordo com o regulamento das portarias nº 205 – 412 - 206 - 300 do INMETRO, os serviços “obrigatórios” de manutenção dos extintores são:

  • Nível II – Recarga - NORMA ABNT NBR. 12962.
  • Nível III – Teste Hidrostático - NORMA ABNT NBR. 13485.
  • Decapagem, Fosfotização e Pintura.

Quais os níveis de manutenção dos aparelhos extintores?

São elas: – de 1º nível: geralmente é feita a inspeção técnica e no local onde o extintor está instalado. Realiza limpeza, reaperto e/ou substituição de componentes não submetidos à pressão; – de 2º nível: é necessário levar o extintor até a empresa que fará a manutenção.

O que deve ser feito numa manutenção de terceiro nível?

5.

O que devemos verificar em um extintor?

A conferência periódica deve verificar:

  • se o extintor está instalado adequadamente quanto à sua localização, classe e risco de fogo, sinalização, faixa de temperatura de operação, fixação ou apoio em suporte, desobstrução e fácil visualização;
  • o aspecto externo quanto a dano e corrosão;

Como é feita a inspeção dos extintores?

Essa inspeção mensal precisa ser registrada, esse registro pode ser através de uma etiqueta fixada no próprio extintor onde a pessoa responsável pela inspeção verifica as condições gerais, anota a data e assina indicando que a inspensão foi realizada ou posso fazer esse controle também através de uma planilha no ...