O que é biofilme e qual sua importância?

O que é biofilme e qual sua importância?

Os biofilmes permitem o crescimento de bactérias de forma protegida e permitem a sobrevivência mesmo quando as condições não se mostram favoráveis. A troca de nutrientes é assim facilitada e por isso o crescimento torna-se mais propício. Para além disso apresentam uma maior tolerância a agentes antimicrobianos.

O que é o biofilme dental?

Os biofilmes são tipicamente banhados por fluídos que carregam microrganismos. O biofilme dentário é banhado pela saliva. Os microrganismos que colonizam os dentes formam a chamada placa dental bacteriana, de enorme interesse à odontologia e outras áreas de medicina. A placa dental bacteriana é um BIOFILME.

O que é o cálculo dental?

Tártaro, as vezes também chamado de cálculo dental, é a placa bacteriana ou biofilme dental que endurece na superfície dos dentes. O tártaro também pode se formar sob a gengiva e irritar os tecidos gengivais.

O que torna a placa dentária um tipo de biofilme?

A placa bacteriana é um meio biofilme ainda não mineralizado, mas com o decorrer do tempo, do metabolismo microbiano e alguns fatores ligados ao gás carbônico, este biofilme se mineraliza aos poucos, tornando-se um cálculo dentário, também chamado de tártaro.

Como o biofilme dental desmineraliza o esmalte dentário?

Bactérias capazes de se adaptar a esse pH – como, por exemplo, o Fusobacterium nucleatum (F.n) – proliferam e modificam sua expressão genética. ... O processo envolve a desmineralização do esmalte dental devido a altas concentrações de ácidos produzidos pelas bactérias presentes nos biofilmes em presença de carboidratos.

Qual o principal componente da película adquirida relacionada à formação do biofilme dental?

Película Adquirida É uma biopelícula formada pós-eruptivamente pela adsorção (adesão) de proteínas e glicoproteínas salivares e do fluido gengival na superfície dentária. Essa fina camada forma a base para a subseqüente adesão de microrganismos, os quais, sob certas condições, podem se desenvolver o biofilme dentário.

Qual a função dos agentes químicos como adjuvantes no controle da formação do biofilme dentário?

A clorexidina que possui um alto espectro sobre as bactérias gram-negativas, gram-positivas, é a principal e mais efetiva escolha para o controle químico do biofilme dental, especialmente pela sua substantividade, mas também por ter uma ação antimicrobiana eficaz, tendo capacidade de diminuir a inflamação na gengiva em ...

Como o Streptococcus mutans consegue fazer adesão na película do dente?

Origem bacteriana; •Os S. mutans se aderem e se acumulam na placa através da produção de glucanos, os quais são sintetizados pelas glicosiltransferases (GTF); • Compete com a α-amilase pelo sítio da película; • Exemplo da adaptação bacteriana à biofilmes do hospedeiro – facilitando colonização.

Como eliminar Streptococcus mutans?

Segundo a pesquisadora, o alecrim-do-campo é a principal matéria-prima da própolis verde, uma variedade de própolis produzida mais especificamente nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Diversos estudos têm mostrado que a própolis verde é capaz de inibir a proliferação de Streptococcus mutans (S.

Quais são os principais fatores de virulência do S mutans?

Os fatores de virulência principais são: (i) a capacidade de colonização do dente e a síntese de glucanos, (ii) a taxa de fermentação de açúcares, (iii) o metabolismo de polissacarídeos como reserva (iv) a capacidade de produção de ácidos, (v) mecanismos de tolerância, e (vi) biofilme e sistema Quorum sensing (QS) [1].

Porque a sacarose contribui para produção de placa dentária?

Cínthia Pereira Machado Tabchoury, indica que as bactérias do grupo estreptococos mutans isoladas da placa dental de indivíduos frequentemente expostos à sacarose, açúcar encontrado em doces, bebidas e alimentos industrializados, podem apresentam maior capacidade de dissolver os minerais do dente.

Porque a sacarose é mais cariogênica?

O açúcar mais cariogênico seria a sacarose, devido uma molécula de sacarose converter-se para 4 moléculas de ácido lático, porém a frutose é metabolizada mais rapidamente tornando-a a mais cariogênica. Não são fermentados pelas bactérias bucais; São fermentados parcialmente.

Como forma a placa dentária?

A placa bacteriana, também conhecida como biofilme dental, é uma película transparente e pegajosa que se forma sobre a superfície dentária. Ela é formada através do acúmulo de bactérias, restos alimentares e outros microorganismos que, devido a uma má higienização, se aderem ao dente.

Como é formada a placa dental O que influencia a formação da placa o que é placa sub e supra gengival o que é o cálculo dental?

As bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte dos dentes, desmineralizando-os. Se a placa não for removida a tempo, essa desmineralização pode causar danos irreversíveis. A placa que se acumula sobre os dentes, se não for removida, pode mineralizar transforma-se em cálculo (tártaro).

O que é cálculo sub supra gengival?

É clinicamente visível na coroa à margem gengival. A presença e a quantidade do cálculo supra gengival é o resultado do nível de depósitos bacterianos nos dentes, mas também são influenciados pela secreção da glândula salivar.

O que é placa sub e supra gengival?

O denominado supragengival é caracterizado por aderir a parte aparente do dente, ficando acima da borda da gengiva. Ele é facilmente identificado por sua coloração amarelada ou esbranquiçada. Já o tártaro subgengival não pode ser visto ao exame visual, ficando aderido ao dente em sua porção abaixo de gengiva.

O que é placa bacteriana pode causar?

As bactérias da placa produzem ácidos que atacam o esmalte do dente, causando cáries. As bactérias da placa também podem causar o estágio inicial da doença da gengiva chamada gengivite. A placa bacteriana também pode contribuir com o mau hálito e pode fazer seus dentes parecerem estragados e amarelados.

O que é bom para tirar tártaro dos dentes?

1. Limpeza com bicarbonato de sódio. Esta é talvez a forma popular mais utilizada para limpar e branquear os dentes. De fato, segundo alguns estudos, o bicarbonato de sódio pode de fato ajudar no combate do tártaro, já que consegue penetrar na placa bacteriana e aumentar o pH, o que impede que consiga solidificar.

Como remover o tártaro dos dentes?

Ao contrário da placa bacteriana, o tártaro não pode ser removido por escovação ou uso do fio dental. Para se livrar dele, você precisa visitar seu ou sua dentista, que usará instrumentos especiais para removê-lo em uma técnica chamada “escamação e polimento”.