O que é o grupo heme da hemoglobina?

O que é o grupo heme da hemoglobina?

O principal papel da hemoglobina é o transporte dos gases sanguíneos, principalmente oxigênio e gás carbônico. A capacidade da hemoglobina se ligar ao oxigênio depende de uma unidade não peptídica: um grupo heme. O grupo HEME é formado por quatro anéis pirrólicos ligados entre si por um átomo de ferro.

Quais as formas de transporte de gás carbônico no sangue?

A professora de biologia do cursinho pH, Nathalia Cardoso Pinho, explica como funciona o transporte de gás carbônico, produto da respiração celular, no sangue. O processo ocorre de três formas: associado à hemoglobina, solubilizado no plasma ou, na mais importante, como íons bicarbonato.

Como ocorre o transporte do oxigênio e do gás carbônico no sangue?

A hematose acontece quando o oxigênio proveniente da respiração pulmonar chega aos alvéolos pulmonares. Nesse local, o oxigênio difunde-se para o sangue presente nos capilares à sua volta e o gás carbônico presente no sangue dos capilares difunde-se para o interior dos alvéolos (trocas gasosas).

Como oxigênio e gás carbônico são transportados através do sangue?

O oxigênio e gás carbônico são transportados através do sangue devido às hemácias, mais especificamente a hemoglobina contida nas hemácias, cuja principal função é o transporte de gases pela corrente sanguínea.

Como ocorre o transporte de oxigênio e dióxido de carbônico no sangue?

A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem. Conforme mostrado abaixo, o oxigênio inspirado passa dos alvéolos para o sangue nos vasos capilares e o dióxido de carbono passa do sangue nos vasos capilares para o ar nos alvéolos.

Como se realiza o transporte de CO2?

O gás carbônico é transportado de três formas no sangue: ... Ocorre na seguinte forma: dentro das hemácias o CO2 reage c/ a água formando ácido carbônico (H2CO3) que se ioniza, formando H+ e HCO3- (bicarbonato). Este, então, sai das hemácias e é transportado no plasma sanguíneo.