Qual é o processo de formação da palavra Guarda-sol?

Qual é o processo de formação da palavra Guarda-sol?

Guarda-sol é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal guarda e do substantivo sol: guarda + sol. Salienta-se que, como a palavra guarda não é um prefixo, as regras da prefixação de duplicação das consoantes s e r não se aplicam neste caso, sendo errada a escrita da palavra guardassol.

O que é reduplicação no processo de formação de palavras?

Reduplicação em linguística é um processo morfológico pelo qual o radical de uma palavra (ou parte dela) é repetida de forma exata ou com pequena modificação.

Como se escreve a palavra Guarda-sol?

Se analisar bem a enumeração dos prefixos e falsos prefixos da Base XVI do novo Acordo Ortográfico, verificará que guarda- não figura entre eles. Nestes dois compostos em apreço, guarda é uma forma verbal do verbo guardar. Assim, continuará a escrever-se: guarda-roupa, guarda-sol.

Qual o processo de formação da palavra Bombom?

Resposta. Resposta: Reduplicação: Na reduplicação de vogais ou consoantes na formação de uma palavra imitativa. Neste tipo de formação de palavras também estão incluídas as palavras onomatopaicas.

Qual o processo de formação da palavra super homem?

Derivação, processo de formação de palavras Dessa forma, temos: ... Derivação prefixal ou por prefixação: ocorre com o acréscimo de um prefixo a um semantema. Ex.: incapaz, super-homem, descrer.

Qual é o processo de formação da palavra vinagre?

Aglutinação: na união, um ou todos os elementos de composição sofrem perdas fonéticas, ou seja, perda de sons: Aguardente (água + ardente), vinagre (vinho = acre), fidalgo (filho + de + algo), planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora), pernalta (perna + alta), etc.

O que é composição das palavras?

A composição é caracterizada pelo processo em que novas palavras são formadas a partir da junção de palavras ou radicais já existentes na língua.

Qual é Uma composição?

A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação. A partir de duas ou mais palavras simples ou radicais, formamos palavras compostas que possuem significado próprio. Vejamos o exemplo da palavra 'beija-flor' (beija + flor).

Qual a composição da palavra girassol?

Letra E: A palavra girassol é composta por justaposição (processo de combinação de dois ou mais radicais, os quais não sofrem alteração na sua forma fonológica), e a palavra aguardente é composta por aglutinação (combinação de dois ou mais radicais, que sofrem alteração na sua forma fonológica: água+ardente).

Qual é a palavra do texto formada por composição erudita?

A palavra geografia é formada por composição erudita, a partir do prefixo grego geo-, que significa terra. ... Obs.: em "girassol" houve uma alteração na grafia (acréscimo de um "s") justamente para manter inalterada a sonoridade da palavra.