Qual a diferença entre lixo e resíduos sólidos?

Qual a diferença entre lixo e resíduos sólidos?

Lixo qualquer material sem valor ou utilidade, ou detrito oriundo de trabalhos domésticos, industrias que é descartado. Portanto, o correto mesmo é utilizar o nome resíduo sólido para qualquer sobra no processo de produção ou de consumo.

O que é um lixo inorgânico?

O material que compõem o lixo inorgânico não possui origem biológica, ele é produzido por meios não-naturais, ou seja, produzidos pelo homem, como o plástico, alumínio, vidro e outros materiais. ... Já o lixo orgânico pode ser coletado sem a necessidade de separação de seus resíduos.

Quais são os materiais orgânicos?

A matéria orgânica é definida biologicamente como matéria de origem animal ou vegetal e geologicamente como compostos de origem orgânica, encontrados sob a superfície do solo. Os papéis, que são feitos com fibra vegetal, também são considerados matéria orgânica, porém, trataremos dele separadamente.

Como podem ser classificados os resíduos sólidos?

A classificação é realizada de acordo com a ABNT NBR 10004, onde os resíduos perigosos são classificados como resíduos classe I e os resíduos não perigosos são classificados como classe II, esses são subdivididos em classe II A, que são os resíduos não inertes e classe II B, que são os resíduos inertes.

Quais são os cinco tipos de resíduos?

5 tipos de resíduos sólidos que você precisa entender

  • Resíduos Sólidos Urbanos. Resíduos sólidos urbanos são provenientes de residências, da limpeza pública urbana, dos comércios e de prestadores de serviços. ...
  • Resíduos Industriais. ...
  • Resíduos Hospitalares. ...
  • Resíduos de Construção Civil. ...
  • Resíduos Nucleares.