O que é circulação termohalina global?

O que é circulação termohalina global?

A Circulação Termohalina Global (CTG) consiste no transporte de massas d água oceânicas associado a diferenças na densidade da água do mar devido a variações de temperatura e salinidade.

O que é circulação oceânica?

Circulação termohalina A circulação oceânica transporta a água da superfície do mar para a região polar onde arrefece. ... Estas águas profundas do Atlântico Norte fluem, então, para o sul junto ao fundo do oceano, permitindo às águas quentes superficiais desaguar nesta região para as substituir.

O que é a corrente termohalina?

A circulação termoalina é uma corrente oceânica essencial para a vida na Terra. ... Esse fenômeno oceanográfico tem como principal motor a diferença de densidade entre as correntes marítimas - que é determinada pela quantidade de sal e pela temperatura da água.

Qual a importância das correntes marítimas para o clima?

A influência das correntes marítimas no clima se dá principalmente pela regulação por parte dessas correntes da composição das massas de ar. ... Essa configuração apresentada pelo mapa é importante para definir uma parte do equilíbrio climático do planeta.

Qual é a importância do movimento de circulação das correntes marítimas?

As correntes marítimas têm sua origem na circulação dos ventos na superfície e pelo movimento de rotação da Terra. Elas transportam consigo umidade e calor interferindo também na vida marinha e, consequentemente, tendo influência direta no equilíbrio dos oceanos e mares.

Como funcionam as correntes marítimas?

As correntes marítimas correspondem às massas de água que migram em distintos rumos ao longo dos oceanos e mares. As massas de água que se locomovem não interagem com as águas dos lugares que percorrem, desse modo detêm suas características particulares como cor, temperatura e salinidade.

Quais as correntes marítimas que atuam no Brasil?

No Brasil existem três correntes, sendo duas quentes e uma fria. A fria se chamada Corrente de Falklandas, chamada de Malvinas na Argentina, que vem desde o Sul do país até chegar no estado do Espírto Santos. Temos a corrente quente chamada Corrente do Brasil que vem do Nordeste até o Sudeste.

O que seria uma massa de ar conceito?

Conceito. Massas de ar são grandes volumes de ar com característica “homogêneas”, em relação à temperatura e vapor de água. A circulação geral dá origem às massas de ar e provoca também seu deslocamento, além disso suas características estão diretamente vinculadas com sua localização ou região de origem.

Como é formada uma massa de ar?

As Massas de Ar designam porções de ar que se deslocam na terra, as quais influenciam no clima por onde atuam, podendo alcançar milhares de quilômetros quadrados de extensão. As massas de ar se formam por causa da diferença de pressão e de temperatura de determinados locais.

Qual é a influência da massa de ar no clima?

Verificado por especialistas. Elas influenciam diretamente a temperatura. As massas de ar podem ser quentes, frias, úmidas ou secas e quando elas chegam a um determinado local elas fazem com que o tempo seja influenciado, fazendo com que ele tenha a característica da massa.