O que é Desprescrição?

O que é Desprescrição?

A desprescrição é um termo novo, sendo definida como o processo planejado e supervisionado de redução de dose ou de interrupção no uso do medicamento que pode causar danos ou não ter benefícios, se utilizado a longo prazo.

O que é Multimorbidade?

A literatura3-6 considera multimorbidade a ocorrência de duas ou mais morbidades, doenças crônicas físicas ou mentais, de forma simultânea em um indivíduo.

Quais são os objetivos do uso de medicamentos em idosos?

Estudos indicam que o tratamento medicamentoso no idoso é mais eficiente nos serviços onde existe Atenção Farmacêutica (Atenção Farmacêutica refere-se ao conjunto de ações do farmacêutico, cujo beneficiário é o paciente, com o objetivo de otimizar os resultados terapêuticos e melhorar a sua qualidade de vida.)

Quais devem ser as principais preocupações quanto ao uso de medicamentos nos extremos de idade?

A terapia medicamentosa aplicada a pacientes idosos requer cuidados especiais, pois a ação dos fármacos é bastante afetada pela idade. Isso se deve, principalmente, ao fato do metabolismo dos fármacos e da função renal serem menos eficientes nos extremos da vida.

Quais os cuidados com medicação?

Todo medicamento deve ser guardado em locais seguros, arejados, secos e protegidos da luz; nunca em cima da geladeira, no banheiro, embaixo de pias ou próximo de materiais de limpeza; sempre longe do alcance de crianças e de animais domésticos. Crianças e idosos devem ter cuidados especiais com a sua medicação.

Quais os cuidados que devemos ter com os medicamentos?

Cuidados ao tomar medicamentos

  1. Não partir drágeas, pois elas vão agir no estômago e não no intestino, como desejado.
  2. Não colocar comprimidos para serem absorvidos embaixo da língua.
  3. Informar o médico sobre todo medicamento que use, mesmo que seja anticoncepcional, aspirina ou descongestionante nasal.

Como cortar o efeito colateral de um remédio?

Além disso, o paciente deve tomar água com mais frequência. Anti-inflamatórios podem levar à dor de estômago. Existem medicamentos protetores da mucosa estomacal que podem ser tomados para amenizar o problema. Anti-histamínicos costumam dar sonolência.

Como aprender tudo sobre medicamentos?

Uma estratégia é sempre estudar por classes de medicamentos. Por exemplo, quando falamos em antibióticos, falamos em mais que 18 classes de fármacos. Nesse sentido, estudar droga a droga isoladamente não é um método adequado. Além de levar muito tempo, torna o estudo cansativo e desprazeroso.