Quais são os eixos norteadores da EJA?

Quais são os eixos norteadores da EJA?

Na organização do trabalho pedagógico da EJA devem-se considerar três eixos articuladores, os quais foram definidos a partir de uma concepção de currículo, como processo de seleção, análise da cultura e do perfil dos alunos da EJA. São eles: cultura, trabalho e tempo.

Qual o objetivo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a EJA?

Já as Diretrizes Curriculares Nacionais são normas obrigatórias para a Educação Básica que têm como objetivo orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos.

Quais são os principais objetivos da EJA?

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não possuem idade escolar e oportunidade.

Qual metodologia é utilizada pela educação popular?

pedagogia freireana

Qual o papel da educação popular em saúde?

É uma prática voltada para a promoção, a proteção e a recuperação da saúde a partir do diálogo entre a diversidade de saberes, valorizando os saberes populares, a ancestralidade, a produção de conhecimentos e a inserção destes no SUS.

O que é uma metodologia?

A palavra metodologia é uma derivação da palavra “método” (do Latim “methodus“), cujo significado, que tem origem latina é “caminho ou via para realização de algo.” Já a palavra “metodologia”, consiste no campo que estuda os melhores métodos praticados.

Quais os princípios de uma concepção de educação de jovens e adultos na perspectiva da Educação Popular?

O educando tem conhecimentos que não podem ser esquecidos no ato de aprender; O conhecimento forma-se na relação com a realidade; Conhece-se o desconhecido a partir do já conhecido; O já conhecido do adulto está centrado na sua própria realidade; Não há educação sem conteúdos, o ato de conhecer não se dá no vazio; O ...

Qual a importância da educação popular para EJA?

A EJA iniciou-se, fundamentalmente, num trabalho de parceria com a educação popular, com os movimentos sociais e com as práticas comunitárias que buscavam formas de emancipação e libertação da maioria da população, diante das diferentes maneiras e processos de exploração e submissão histórico-social.

Quais as duas concepções de EJA presentes na sociedade?

Segundo Maria Antônia de Souza, a EJA foi influenciada por duas concepções de ensino, ora pela tradicional, de acordo com a qual as práticas davam ênfase excessiva às metodologias de ensino e à utilização de manuais didáticos que facilitam a aquisição dos requisitos para a leitura e a escrita; ora pela concepção ...

Por que o diálogo é fundamental a prática educativa progressiva?

“o diálogo na relação professor aluno no processo ensino-aprendizagem é de fundamental importância, pois é a forma do professor conhecer o aluno e vice- versa, ficando mais fácil a exploração de suas habilidades, assim como a alta confiança por parte do aprendiz com relação ao professor”.

O que é essencial para Paulo Freire para que haja um diálogo?

“O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial” (FREIRE, 1980, p.

Qual a importância do diálogo para a educação?

Paciência e tolerância são indispensáveis para quem educa. Lidar com os conflitos que aparecem no cotidiano escolar não é fácil: nem sempre professores e alunos conseguem encontrar o equilíbrio entre negociar e ceder. Nesse cenário, cultivar o diálogo é fundamental. ...

Qual a importância do diálogo para a sociedade?

Dialogar é o caminho da permanente construção da vida social, familiar e individual. O diálogo é remédio para curar irracionalidades, tônico que fortalece entendimentos cidadãos, intervenção que alarga as estreitezas de interpretações.

Qual a importância do diálogo na política?

Não existe democracia sem diálogo "Na Constituição, tanto a liberdade de expressão como a proibição da discriminação são previstas. É preciso compatibilizar, pois a liberdade de expressão é essencial para uma sociedade pluralista.

Qual é a importância do diálogo para que haja uma convivência?

Para o desenvolvimento do ser humano o diálogo é algo muito importante, ele possibilita a visualização das diferenças entre as pessoas, afim de gerar uma boa relação.

Qual é a importância do diálogo entre as religiões?

Uma necessidade primordial para as religiões é a de curar os antagonismos entre elas. O diálogo deve envolver os urgentes problemas do mundo hoje, incluindo a guerra, a violência, a pobreza, a devastação ambiental, a injustiça de gênero e a violação dos direitos humanos.

Qual é a importância do diálogo para a filosofia?

O diálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, pois para se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. ... Da opinião à verdade, do particular ao universal, o diálogo é o próprio caminho da filosofia. Segundo Platão, o pensamento é o diálogo da alma consigo mesma.

Qual é a importância do diálogo na família?

Através do diálogo, pais e filhos se conhecem melhor, conhecem sobretudo suas respectivas opiniões e sua capacidade de verbalizar sentimentos, mas nunca a informação obtida mediante uma conversação será mais ampla e transcendente que a adquirida com a convivência.