Como se divide o osso alveolar?

Como se divide o osso alveolar?

Periodonto de Inserção - Osso Alveolar - Departamento de Ciências ...www.foa.unesp.brwww.foa.unesp.br

Quais as células responsáveis pela formação do osso alveolar?

Assim sendo, logo que se tornam diferenciados, os fibroblastos dispõem-se obliquamente e passam a depositar a matriz do ligamento periodontal. Do lado oposto ao cemento, os fibroblastos formam as fibras que ficarão inseridas no osso alveolar.

O que são as fibras de Sharpey?

Fibras de Sharpey são fibras de colágeno, provenientes do tecido conjuntivo do periósteo, que penetram no tecido ósseo e prendem firmemente o periósteo ao osso.

Quais são as fibras gengivais?

Tipos de fibras gengivais As fibras principais são divididas em: Fibras circulares: feixes de fibras na gengiva livre e que envolvem cada dente como se fosse um anel; Fibras dentogengivais: ficam no cemento da parte supra-alveolar da raiz. ... Fibras transeptais: ficam entre o cemento supra-alveolar dos dentes adjacentes.

Qual a função do periodonto de sustentação?

O periodonto de sustentação constitui o aparelho de inserção dos dentes. O seu papel reside em distribuir e absorver as forças geradas pela mastigação ou outros contatos dentários.

O que é periodonto de proteção e sustentação?

O periodonto normal é dividido em periodonto de proteção – constituído pelo complexo mucogengival e composto pela gengiva marginal livre, papilar, inserida e pela união mucogengival e mucosa alveolar; e periodonto de suporte ou sustentação – constituído pelo ligamento periodontal, osso alveolar e cemento radicular.

Faz parte do periodonto de sustentação?

O periodonto de sustentação é definido como os tecidos que suportam o elemento dentário, basicamente o ligamento periodontal, o cemento radicular e o osso alveolar.

Qual é a função do ligamento periodontal?

As funções principais do ligamento periodontal são, para além da sustentação do dente no alvéolo e da função sensorial, pela sua abundante inervação, a transmissão de forças oclusais ao osso alveolar de suporte, formação de células e nutrição deste, bem como do cemento e da gengiva.

Qual é a função do cemento?

Cemento é a camada delgada, de coloração amarela, acelular e avascularizada que cobre a raiz do dente. A função do cemento é proteger a raiz e unir a mesma ao osso, através da inserção que se dá neste cemento de várias microfibras de tecido que são chamadas de ligamento periodontal.

Qual a função da dentina?

A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.

Onde está localizado o cemento radicular?

O cemento é um tecido conjuntivo mineralizado, avascular, que recobre a dentina radicular e tem como principal função a inserção de fibras do ligamento periodontal à raiz do dente.

O que é dentina radicular?

Dentina radicular Tem a mesma estrutura da dentina coronária. ... Toda dentina radicular é envolvida externamente pelo cemento, que é uma estrutura pertencente ao periodonto de sustentação. A dentina se relaciona com o cemento por meio da zona granular de Tomes.

Qual é a especialidade que cuida da gengiva?

Periodontista. É o dentista que estuda e trata de todas as doenças relacionadas à gengiva e periodontos, conhecidas como doenças periodontais. Ele cuida do sistema de implantação e suporte dos dentes para que eles permaneçam firmes e fortes na boca.

Qual a função da periodontia?

Periodontologia é a área da Medicina Dentária que tem por objectivo a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que afectam o periodonto (peri = ao redor de; odonto = dente) que compreende a gengiva, o ligamento periodontal, o cemento raticular e o osso alveolar.

Qual a importância da gengiva?

A predisposição para formação de placa bacteriana subgengival em áreas onde há movimentação da margem gengival vem justificar a importância da gengiva inserida, pois essa seria capaz de produzir uma imobilização da mesma60.

Quais as características de uma gengiva saudável?

Quando saudável, a gengiva é representada por características clínicas específicas, como coloração rosa-pálida, superfície corrugada (aspecto de casca de laranja) e consistência firme, estando fortemente aderida ao periósteo subjacente.