O que diz o artigo 199 da Constituição Federal?

O que diz o artigo 199 da Constituição Federal?

199. A assistência à saúde é livre à iniciativa privada.

É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros?

§ 2º - É vedada a destinação de recursos públicos para auxílios ou subvenções às instituições privadas com fins lucrativos. § 3º - É vedada a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País, salvo nos casos previstos em lei.

Qual é a base legal do SUS na Constituição Federal?

A seção da saúde na Constituição Federal (1988) e as Leis nº 8.

O que é o arcabouço legal do SUS?

O SUS é uma política de dimensões políticas, tecnológicas, ideárias e sociais. Assim, este estudo tem como objeto os princípios organizativos contidos no arcabouço teórico-jurídico do SUS e objetiva analisar neste arcabouço os princípios organizativos a partir dos princípios éticos-doutrinários.

Qual a lei regulamenta o SUS?

LEI Nº 8.

Quem é responsável pela saúde no Brasil?

O Ministério da Saúde é o órgão do Poder Executivo Federal responsável pela organização e elaboração de planos e políticas públicas voltadas para a promoção, prevenção e assistência à saúde dos brasileiros mediante a integração e a construção de parcerias com os órgãos federais, as unidades da Federação, os municípios, ...

Como foi feito o financiamento do SUS?

Parte do dinheiro utilizado para financiar o SUS vem de contribuições sociais de patrões e empregados, como o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). ... Ao distribuir essa verba, o Governo Federal constitui-se como principal financiador da saúde pública em nosso país.