Como funciona a produção de vitamina D?

Como funciona a produção de vitamina D?

A vitamina D3 é produzida nos seres humanos quando a radiação ultravioleta (UVB) da luz do sol ou de fontes artificiais atinge suas células da pele. Dentro de poucas horas depois da exposição, 7-dehi- drocolesterol, a vitamina precursora presente na pele, isomeriza a pré-vitamina D3 e, posteriormente, a vitamina D3.

Qual é a ação da vitamina D no metabolismo Osteomineral?

Ações no metabolismo osteomineral Nas células endoteliais do intestino, a 1,25(OH)2D estimula a absorção ativa de cálcio no duodeno e absorção passiva no jejuno.

Qual o papel da luz solar no metabolismo da vitamina D?

Quando os raios solares atingem a pele, uma parte específica da luz transforma uma pró-vitamina (7-dehidrocolesterol) na pré-vitamina D3 e, posteriormente, na vitamina D3. Depois, a vitamina sintetizada parte para o fígado, onde é convertida em um outro elemento, o calcidiol.

Qual a função da vitamina D no metabolismo de cálcio?

A principal ação da vitamina D é manter a homeostase de cálcio. Através dos VDRs (vitamina D receptor) de membranas aumenta o transporte de cálcio do meio extracelular para o intracelular e mobiliza cálcio dos estoques intracelulares.

Qual é a relação entre cálcio e vitamina D?

Ela é importante para absorção e regulação do cálcio, além de atuar na mineralização os ossos. Ou seja, enquanto o cálcio ajuda a construir e manter a massa óssea, a vitamina D é necessária para a fixação do mesmo no organismo.

Qual o papel da vitamina D na regulação do metabolismo do cálcio e fosfato?

FUNÇÕES DA VITAMINA D É responsável pela absorção intestinal de fósforo e cálcio, pela mobilização desse último a partir do osso na presença do PTH, e pelo aumento da absorção renal de cálcio, regulando, assim, o metabolismo ósseo.

Qual alimento contém vitamina D?

As principais fontes alimentares de vitamina D são os carnes, peixes e frutos do mar, como salmão, sardinha e mariscos, e alimentos como ovo, leite, fígado, queijos e cogumelos.

Quais doenças causam a falta de vitamina D?

“A falta de vitamina D também está associada ao aumento de risco de ocorrência de doenças cardiovasculares, diabetes e síndrome metabólica, obesidade e câncer”, completa a coordenadora.