Quais partes do corpo faz parte do tronco?

Quais partes do corpo faz parte do tronco?

Tronco. O tronco é formado pelo pescoço, a nuca, o tórax, o dorso, a região glútea, o abdômen e o quadril. A maior parte dos órgãos que compõem o corpo humano situa-se no tronco, entre eles a laringe, a glândula tireoide, o coração, pulmões, fígado, pâncreas, estômago, intestino grosso e intestino delgado.

O que são os membros do corpo humano?

O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. A cabeça é formada pelo crânio e a face. O tronco é composto do tórax e do abdômen. Os membros são divididos em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).

Como chama as partes da perna?

Anatomicamente, a perna envolve apenas a porção entre o joelho e o tornozelo, porém abordaremos o conceito mais amplo. Os ossos que formam essa estrutura são: fêmur, patela, tíbia, fíbula (antigamente denominada “perônio”) e tornozelo.

Como chama as partes do braço?

No entanto, em anatomia, chama-se braço à porção proximal do membro superior, formada pelo úmero, que articula, no ombro, com a escápula (ou omoplata) e, no cotovelo, com a ulna e o rádio, que formam o antebraço.

Como é o nome do músculo do braço?

Cinco músculos do braço desempenham um papel nesses movimentos: bíceps (bicípite) braquial, braquial, coracobraquial, tríceps (tricípite) braquial e ancôneo. Os três primeiros estão envolvidos principalmente na flexão do antebraço, portanto são chamados de flexores.

Onde fica o braço e o antebraço?

De forma popular, chamamos de braço todo o membro superior entre o ombro e a mão. Na anatomia, chame-se braço o membro entre o ombro e o cotovelo e de antebraço a parte entre o cotovelo e a mão.

Quais os músculos da região anterior e posterior do braço?

O músculo braquial é anterior no braço e está situado abaixo do bíceps braquial. O músculo tríceps braquial é posterior no braço e como o próprio nome já indica (tríceps), apresentam três porções de origem, a cabeça longa, lateral e medial. O músculo ancôneo é pequeno, posterior e distal no braço.

Quais os músculos que fazem supinação do antebraço?

pronador quadrado (3): é o principal pronador do antebraço M. pronador redondo (2) M. supinador (1): é o principal músculo supinador do antebraço, e quando o cotovelo está em flexão, a tensão no supinador diminui e o bíceps do braço auxilia na supinação.

Quais são os músculos responsáveis pela pronação do antebraço?

Músculo supinador. O músculo pronador redondo é um músculo do corpo humano, localizado principalmente no antebraço. Realiza a pronação (virando a palma da mão para baixo) juntamente com a ação do músculo pronador quadrado.

O que é uma supinação?

Significado de Supinação substantivo feminino [Anatomia] Movimento dos músculos supinadores que fazem a palma da mão ficar voltada para cima ou para diante (por opos. a pronação).

O que é pronação e supinação do pé?

- Pronada - quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o inicia uma rotação excessiva para dentro. - Supinada - o toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do .

O que é o movimento de eversão do pé?

Um dos constituintes da pronação é a eversão que consiste no movimento de rotação no plano frontal, no caso da articulação subtalar, do calcâneo. Eversão é o movimento combinado de três movimentos do : Flexão Dorsal, Abdução e Rotação externa. Eversão- [Do latim "eversione."] S.f.- 1.