O que é Zea mays?

O que é Zea mays?

Zea ou teosintos é um género botânico pertencente à família Poaceae. Zea mays ssp. mays é o único táxon domesticado e é extensivamente utilizado como alimento humano ou ração animal, popularmente chamado de milho. Os táxons restantes são silvestres e são denominados coletivamente como teosintos.

Qual é a família do milho?

Gramíneas

Quais são as características do milho?

O milho pertence a família das Poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilhamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentes condições de ambiente.

O que faz o milho de pipoca estourar?

O grão de milho-pipoca (Zea mays everta) estoura porque contém mais água (entre 12 e 16%) e tem casca mais resistente do que o milho comum. Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe.

Como saber a hora de colher o milho?

100 dias

Como é colhido o milho de pipoca?

A colheita do milho A pipoca é colhida na orelha, onde toda a espiga de milho é cortada e armazenada de 8 a 12 meses, até que os níveis de umidade nos grãos alcancem níveis ideais para o estouro. Neste ponto, os grãos são tirados das espigas e classificados para eliminar aqueles que não tem boa formação.

Como é a plantação do milho de pipoca?

Como preparar: coloque a terra e misture com o adubo. Deixe, mais ou menos, uns três dedos da borda sem terra. Salpique o milho por todo o recipiente evitando que os caroços fiquem muito juntos. Cubra as sementes com terra – em torno de um dedo.

Como é a espiga do milho de pipoca?

O milho cultivado para a produção de pipoca é de uma variedade especial, com espigas menores que as do milho tradicional. Seus grãos podem aparecer em vários formatos (achatados, pontiagudos etc.) e cores (como amarelo, branco, rosa, roxo etc.).

Qual a diferença do milho comum para o milho de pipoca?

O milho pipoca é conhecido, cientificamente, por Zea mays erveta. O que faz realmente toda diferença entre os tipos de milho é o endosperma (calma, não vamos falar agronomês!), que nada mais é do que o recheio do grão de milho.

Como acontece a germinação do milho?

Em condições de temperatura e umidade do ar adequadas, a emergência ocorre 4 a 5 dias após a semeadura, porém, em condições de baixa temperatura e pouca umidade, a germinação pode demorar até duas semanas ou mais. Assim que a emergência ocorre e a planta expõe a extremidade do coleóptilo, o mesocótilo pára de crescer.

Como germinar o milho?

Germinação e Emergência do milho Em condições de campo, depois que a semente de milho é plantada, ela sofre a embebição e absorverá aproximadamente 30 a 35% do seu peso em água. Para a radícula iniciar o alongamento, as temperaturas do solo devem ser propícias para o processo de germinação.

Quanto tempo leva para o milho nascer?

15 dias

Como produzir a própria semente de milho?

Para produzir a semente própria de milho variedade é necessário manter a variedade pura. Na hora de plantar o milho variedade, devemos nos certificar de que, durante a sua floração não ocorra o cruzamento do pólen de outras cultivares próximas. Isso se consegue através de uma das seguintes maneiras (ou as duas juntas).

Como é produzido o milho híbrido?

Milho híbrido é a primeira geração obtida através do cruzamento de linhagens puras, obtendo-se sementes com vigor híbrido, capazes de gerar plantas com produtividade superior.

O que é a espiga do milho?

A espiga de milho é uma tabuada de dois. Quantas espigas é possível produzir numa planta de milho? Todo nó da planta tem potencial para produzir uma espiga, exceto os últimos seis a oito abaixo do pendão.

Porque Despendoar o milho?

Atualmente utiliza-se despendoar (retirar o pendão) a fêmea para possibilitar a polinização cruzada e assim colher essas linhas para semente que serão F1 (Figura 3).

O que é uma cultivar de milho?

São cultivares que apresentam altura de plantas variando de 2,00 a 2,80 metros, com florescimento masculino dos 75 a 85 dias após a germinação. Devido ao seu porte reduzido, vigor e espessura dos colmos, são indicadas, principalmente, para regiões com sérios problemas de acamamento, ocasionados por ventos fortes.

O que é o milho transgênico?

O que é milho transgênico com o gene do Bt, ou milho Bt? É o milho geneticamente modificado, no qual foram intro- duzidos genes específicos da bactéria de solo, Bacillus thuringiensis (Bt), que promovem na planta a produção de uma proteína tóxica específica para determinados grupos de insetos.

Que mal faz o milho transgênico?

Aumento das substâncias tóxicas: se o gene de uma das plantas ou micróbios que possuem substâncias tóxicas for inserido em um alimento, é possível que o nível dessas toxinas aumente muito, causando mal às pessoas, aos insetos benéficos e aos outros animais.

Para que serve milho transgênico?

O milho transgênico é chamado de milho Bt, devido à introdução de genes da bactéria de solo Bacillus thuringiensis, que promove a produção de uma proteína tóxica na planta, específica para o combate a determinados tipos de insetos, tornando o alimento resistente a essas espécies.

O que os transgênicos causam?

Riscos para saúde: são vários e graves os riscos potenciais, tendo os cientistas apontado como os principais deles: aumento das alergias; aumento de resistência aos antibióticos; aumentos das substâncias tóxicas; maior quantidade de resíduos de agrotóxicos.