O que é um soneto Petrarquiano?

O que é um soneto Petrarquiano?

Pode ser petrarquiano, inglês ou estrambótico Soneto é um poema de forma fixa que se apresenta com 14 versos e quatro estrofes, sendo dois quartetos e dois tercetos. De acordo com pesquisadores, o soneto foi criado pelo poeta e humanista italiano Francesco Petrarca (1304-1374).

Quais são os tipos de sonetos?

Os sonetos podem ser apresentados em três formas de distribuição de versos, a saber:

  • Soneto petrarquiano ou italiano: possui duas estrofes de quatro versos (denominados quartetos) e duas de três versos (denominados tercetos);
  • Soneto inglês ou Shakespeariano: esta forma de soneto apresenta três quartetos e um dístico;

O que são versos e estrofes exemplos?

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos. Neste caso, a frase "Vou-me embora pra Pasárgada" é um verso, assim como "Lá sou amigo do rei" é outro verso, e assim por diante. O conjunto dos quatro versos formam uma estrofe.

Quando um poema é um soneto?

O soneto: é um tipo de poema que se apresenta sob uma estrutura fixa: quatro estrofes, sendo dois quartetos (estrofes compostas por quatro versos) e dois tercetos (estrofes compostas por três versos). Todos os versos possuem dez sílabas poéticas, chamadas de decassílabos.

Como identificar as rimas de um poema?

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).