Para que serve o índice de Shannon?

Para que serve o índice de Shannon?

O índice de Shannon é um índice que busca medir a diversidade de espécies, considerando sua uniformidade. É uma aplicação da teoria da informação e baseia-se na ideia de que uma maior diversidade corresponde a uma maior incerteza na escolha aleatória de uma espécie específica.

Como se calcula o índice de diversidade de Shannon?

O índice de diversidade de Shannon (H) é calculado da seguinte maneira¹: onde pi é a proporção de espécies i, S é o número de espécies e b é a base do logaritmo.

Como calcular o índice de diversidade de Simpson?

O índice de diversidade de Simpson (D) é calculado da seguinte maneira: onde pi é a proporção de espécies i. Por vezes, o índice pode ser encontrado da seguinte maneira (considerando uma comunidade finita): onde ni é o número de indivíduos na espécie i, e N é o número total de indivíduos.

Como interpretar o índice de diversidade de Shannon?

O índice de Shannon (base neperiana) indica que a comunidade B é mais diversa (1,46) que A (1,38). Por outro lado, o índice de Simpson indica que a comunidade A é mais diversa (0,72) que a B (0,71). Isto acontece pois o índice de Shannon dá maior peso a riqueza de espécies do que o índice de Simpson.

O que é diversidade alfa e beta?

Para Magurran (2004), diversidade alfa (α) ou diversidade local é o número total de espécies em um habitat, diversidade gama (γ) ou diversidade regional é o número total de espécies observado em todos os habitats, e diversidade beta (β) é a de mudança de espécies ao longo de um gradiente ambiental.

Mais tópicos