O que aumenta a resistência do concreto?

O que aumenta a resistência do concreto?

Aditivos superplastificantes Pode-se dizer que haverá uma redução de 20% a 25% da relação água-cimento. Esse aditivo também é responsável por aumentar a resistência final do concreto e, também, facilitar o seu espalhamento da massa.

Para que serve o corpo de prova do concreto?

O corpo de prova concreto é importante para evitar que prejuízos e acidentes ocorram após o termino da obra. É aquele negócio, um material defeituoso só produz coisa defeituosa. É preferível que o concreto apresente falhas em seu teste de resistência do que já em obra, acredite, a dor de cabeça é muito menor!

Quantos golpes no corpo de prova?

No formato cilíndrico, os moldes mais utilizados possuem dois tamanhos: 100 mm x 200 mm, preenchidos com concreto em duas camadas sucessivas, cada uma delas recebendo 12 golpes com a haste de socamento, e 150 mm x 300 mm, em que são aplicados 25 golpes em cada uma de suas três camadas de preenchimento.

Como fazer um corpo de prova de concreto?

PREPARAÇÃO DOS MOLDES Antes de proceder à moldagem, os moldes devem ser revestidos com uma fina camada de óleo mineral. O molde deve estar apoiado em uma superfície horizontal e sem vibrações que possam ocasionar mudança na propriedade do concreto do corpo de prova durante a moldagem e o início da pega.

Quantos corpos-de-prova por m3 de concreto?

“De todo caminhão que chega na obra, devem ser retirados 4 corpos-de-prova para serem rompidos no tempo de cura necessário. Seja para um concreto aplicado na fundação, pilares, vigas ou lajes”, explica Stella. Esses corpos-de-prova devem ser moldados em um local coberto e com piso nivelado.

Quanto pesa um corpo de prova de concreto?

CONCRETO – PROCEDIMENTO PARA MOLDAGEM E CURA DE CORPO DE PROVA E3. 13
CÓDIGOAPARELHAGEMPESO(KG)
I-3006-DHASTE DE Ø 5/8″ X 600 MM0,930
I-3042 (*)MESA VIBRATÓRIA98,400
I-3002-AMOLDE CILÍNDRICO PARA CORPO DE PROVA Ø 10X20CM3,600
I-3002MOLDE CILÍNDRICO PARA CORPO DE PROVA Ø 15X30CM6,580

Qual o melhor Slump para o concreto?

Os concretos para bombeamento devem ter boa trabalhabilidade, isto é, o Slump ou Abatimento deve ser maior que 70 mm, sendo o mais recomendável, valores entre 80 e 100 mm ( Slump = 90 +/- 10 mm ).

O que é a cura do concreto?

A cura do concreto é a técnica que visa à hidratação do concreto com o objetivo de diminuir os efeitos da evaporação prematura da água na estrutura concretada. ... Isso significa um aumento de 30% na resistência do concreto.

Como é feito o teste de Slump do concreto?

Para concretos convencionais, exceto o concreto auto-adensável, o teste de Slump consiste em preencher o molde tronco cônico com concreto, que pode ter sido feito manualmente, com uma betoneira ou com um Autoconcreteira, em 3 camadas, com o auxilio de uma colher de pedreiro.

O que é Slump flow?

O Slump flow, por exemplo, é o ensaio do concreto Auto Adensável para determinar sua consistência. A principal característica deste concreto é fluir com facilidade dentro das formas, passando pelas armaduras e preenchendo os espaços sob o efeito de seu próprio peso. É o concreto do futuro, de elevada plasticidade.

O que é o controle tecnológico do concreto?

O controle tecnológico do concreto usinado envolve a realização de uma série de ensaios para verificar se o material entregue no canteiro possui as propriedades esperadas e definidas no projeto estrutural. O objetivo é garantir o desempenho da estrutura e evitar patologias que possam comprometer sua vida útil.

Qual a importância do controle tecnológico do concreto?

A utilização de métodos de controle tecnológico do concreto é de grande importância na conformidade das obras para que se tenha a qualidade especificada em projeto. Muitos são os ensaios para avaliação do concreto existentes que podem ser empregados tanto no canteiro de obras quanto em laboratórios de ensaio.

O que é controle tecnológico em obras?

O controle tecnológico é um controle realizado para certificar que as características dos materiais estejam de acordo com as indicadas no projeto.

Quais ensaios são necessários para o controle tecnológico da alvenaria estrutural?

CONTROLE TECNOLÓGICO EM OBRAS DE ALVENARIA ESTRUTURAL

  • Ensaio de dimensionamento, absorção e ruptura em blocos cerâmicos e de concreto;
  • Ensaio de dimensionamento e ruptura em prismas de concreto ou cerâmico de prismas ocos e cheios;
  • Ensaios para determinação da resistência em argamassa;