Como fazer uma roda de jornal na sala de aula?

Como fazer uma roda de jornal na sala de aula?

Após a exploração coletiva e em duplas dos jornais, proponha uma aula em que os alunos poderão escolher uma notícia do jornal, que mais lhe chamou a atenção. Cada um fará a leitura de seu texto individualmente e, em seguida, vocês novamente em roda farão a discussão dos assuntos lidos por eles.

Qual é a função de um jornal?

Jornal é um meio de comunicação impresso, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo. ... Os jornais têm conteúdo genérico, pois publicam notícias e opiniões que abrangem os mais diversos interesses sociais.

Qual o tipo textual de um jornal?

Os textos jornalísticos são os textos veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, os quais possuem o intuito de comunicar e informar sobre algo. Nos dias atuais, o texto jornalístico é provavelmente o gênero textual mais lido, pois possui o maior alcance nos diversos setores da sociedade.

Como é chamada a parte desse texto jornalístico que caracteriza o título?

* Subtítulo – Literalmente, atesta-se que se trata de um elemento que reforça a intenção prestada no título, ou seja, um elemento que aparece para somar, para acrescentar algo a mais às informações anteriormente reveladas.

Como se chama o texto que vem abaixo da manchete?

Título: a função do título é resumir em frases curtas o que remete a manchete. Lead ou Lide : vem abaixo da manchete, e deve responder as perguntas :Como?

O que é Gravatá no texto jornalístico?

Gravata e olho são termos do jornalismo impresso. A gravata (também chamada de linha- fina) surge em jornais e revistas geralmente logo abaixo do título da reportagem, corresponde a um subtítulo que estende as informações contidas no título, que de certa forma explica o título.

O que é Gravatá no texto?

O subtítulo (ou gravata, ou linha-fina) é uma frase ou período que aparece abaixo do título e serve para completar seu sentido ou dar mais informações. Estes elementos, articulados com a técnica da pirâmide invertida, são os veículos para seu contato direto com o leitor.

O que é um chapéu jornalismo?

Chapéu: palavra ou palavras utilizadas acima do título da matéria para definir o assunto dela.

Qual a finalidade dos lides de notícias?

O lide é um elemento fundamental para a funcionalidade do texto jornalístico, que expressa a função das linhas iniciais de uma matéria, no intuito de atrair e conduzir o leitor aos demais parágrafos. ... Já o lide do texto de reportagem, ou de revista, não tem necessidade de responder imediatamente às seis perguntas.

O que é linha fina de um jornal?

A linha fina vem logo abaixo do título, apresenta um texto maior do que o título e é escrita em letras menores.