Como é feito o tratamento de Ascus?

Como é feito o tratamento de Ascus?

A nomenclatura ASCUS significa atípica de células escamosas de significado indeterminado e não é considerada uma lesão precursora do câncer de colo do útero. A conduta frente a tal alteração é tranquilizar a paciente e repetir o exame citopatologico do colo do útero em 6 meses.

O que é Ascus indeterminado?

A categoria diagnóstica Células Escamosas Atípicas de Significado Indeterminado (ASCUS) pode ser definida como um resultado de caráter indeterminado, na qual os achados citológicos são insuficientes para caracterizar uma lesão intraepitelial escamosa ou carcinoma escamoso, ou mesmo condições inflamatórias ou reativas, ...

O que é Lesão escamosa?

Historicamente compreende a uma lesão com certa preservação da estrutura do epitélio de origem (epitélio escamoso). Normalmente é um processo autolimitado, causado por vários sorotipos de HPV (tanto de alto como de baixo risco oncogênico).

O que significa lesão intraepitelial escamosa de baixo grau?

A neoplasia intra-epitelial cervical (lesões de baixo ou alto grau) é uma condição pré-maligna do colo uterino. A ectocérvice (superfície do colo do útero que é visualizada no exame espéculo vaginal) está coberto de tecido do tipo escamoso, e o canal cervical, é coberto com epitélio glandular.

O que significa NIC 1 2 3?

Quando o HPV causa lesão no colo do útero, esta lesão passa por três etapas antes de se transformar em câncer. Os médicos costumam chamar estas etapas de neoplasia intra-epitelial cervical (NIC) grau 1, 2 e 3.